Rede de esgoto chega ao Jardim Boa Esperança

Tubulação permitirá a ligação de moradias à rede coletora de detritos e decreta o fim das fossas

Até o final deste ano, moradores do Jardim Boa Esperança contarão com o serviço de coleta e tratamento de esgoto. A Prefeitura de Hortolândia iniciou a implantação da rede coletora dos detritos nas ruas do bairro, que está em processo de regularização. Nesta sexta-feira (29/04), o prefeito Angelo Perugini visitou as obras em realização.  A ação é uma das etapas do projeto de urbanização e recuperação ambiental do bairro, realizado com recursos de R$ 15 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

De acordo com o prefeito, as intervenções ampliarão a qualidade de vida de 1.849 famílias, um sonho de quase 20 anos. “Queremos que as pessoas morem de forma digna, com saneamento básico e habitação de qualidade. Junto com os moradores, estamos transformando o cenário urbano do Jardim Boa Esperança e vencendo um desafio histórico. As ações da Prefeitura vão além da garantia dos títulos de propriedade, vamos proporcionar melhorias nas condições de habitação das pessoas”, observa o prefeito.

O secretário de Obras, Marcelo Zanibon, informou que até o final deste ano, a população do Boa Esperança  poderá ligar as residências a rede de esgoto e contar com o serviço de coleta e tratamento dos detritos. A instalação da rede é realizada pela Prefeitura com recursos do governo federal. “Faz parte do pacote de obras de R$ 15 milhões”, explicou o secretário.

Paralelo a instalação da tubulação para coleta de esgoto, a Prefeitura realizará obras de asfalto. Zanibon adiantou que a previsão da Secretaria de Obras é iniciar a pavimentação nos próximos 15 dias. As ruas receberão asfalto à medida que forem concluídas  as obras de esgoto. A Prefeitura realizará o asfalto com recursos próprios.

O bairro já recebeu galerias de águas pluviais, ação que deu início ao projeto de urbanização. O projeto prevê, também, a construção de 185 unidades habitacionais verticalizadas. As moradias vão abrigar famílias que moram na beira do córrego, localizado na Rua da Mina. Os prédios serão construídos numa área institucional, próxima à escola do bairro. A Prefeitura vai remover as famílias do local de risco, recuperar o córrego e transformá-lo numa área de lazer.

Além disso, o bairro receberá calçadas ecológicas, feitas de blocos de concreto intertravados. As calçadas ecológicas embelezam os passeios públicos, além de facilitar o escoamento de águas de chuva e gerar menos calor.

SONHO VIRA REALIDADE

O projeto de urbanização, recuperação ambiental e regularização fundiária do Boa Esperança é executado pelas secretarias de Obras e Habitação.

Outro bairro beneficiado com o mesmo projeto é o Jardim Santa Fé onde moram 185 famílias.

“Não basta só moradia, precisamos morar num lugar agradável, que proporcione bem estar e condições das pessoas sonharem e realizarem mais”, destacou o secretário de Habitação Francisco Raimundo da Silva.