Vila da Conquista comemora primeira rua com asfalto

Prefeitura transforma em realidade sonho de moradores havia mais de 20 anos

A Prefeitura de Hortolândia transforma a Vila da Conquista num lugar mais gostoso para se viver. Com a realização de obras de asfalto sem custo ao morador, o bairro começa a ganhar um visual mais bonito, dá adeus à lama e à poeira e comemora mais qualidade de vida.

A Rua A, perto do campo de futebol do bairro, já está pavimentada. A área recebeu mini-guias, sarjetas e asfalto ecológico, feito de blocos de concreto intertravados. Outra rua que recebe o mesmo tipo de pavimentação é o trecho que liga a rua João Ravagnani, na Vila da Conquista, à avenida Antonio da Costa Santos, no Jardim Nova América.

De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, as duas vias precisaram receber asfalto ecológico e mini-guias porque são estreitas, fora dos padrões técnicos, característica que impede a entrada de máquinas utilizadas na pavimentação comum.

Nas outras vias do bairro, a Prefeitura instala guias e sarjetas para colocar massa asfáltica comum. A previsão da Secretaria de Obras é que todas as ruas da Vila da Conquista recebam pavimentação nos próximos trinta dias. Antes da implantação das guias e sarjetas, a Prefeitura instalou o sistema de drenagem de águas pluviais em todo o bairro.

A Vila da Conquista tem cerca de 250 moradores. O bairro, fruto de uma ocupação de sem teto, no início da década de 1990, está em fase de regularização. A Prefeitura já entregou cerca de 70% dos títulos de propriedade dos imóveis às famílias, trabalho iniciado em 2009, quando a Prefeitura conquistou a concessão provisória da área, que pertencia ao governo federal.

Hortolândia 100%

Os bairros Nova América e Santa Fé também recebem asfalto. No Nova América, a Prefeitura instala pavimentação ecológica nas vias secundárias, feita de blocos de concreto intertravados. No Jardim Santa Fé, trabalho está em fase de conclusão.

A meta da Prefeitura é garantir asfalto em 100% dos bairros até o final de 2012. Para atingir o objetivo, a Administração já licitou R$ 28 milhões em serviços de pavimentação. O asfalto é realizado nos bairros que já contam com sistema de coleta e tratamento de esgoto, trabalho realizado em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)