Prefeitura fecha pista de caminhada do Creape para obras

Previsão é que primeira etapa seja concluída até 15 de agosto, museu e Reciclasa continuam em funcionamento

Em função das melhorias realizadas pela Prefeitura de Hortolândia no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), parte do espaço ficará fechada para visitação. A previsão é que o acesso à pista de caminhada seja aberto até 15 de agosto. O museu e o Reciclasa continuam com atendimento.A primeira etapa de obras no parque prevê a instalação de piso ecológico, corredor de grama e alargamento das calçadas.

Em uma segunda etapa, a Prefeitura implantará no espaço uma escola de trânsito, piscina para prática de biribol e viveiro de árvores. Ruas no entorno do parque escola também serão reestruturadas com a diminuição da largura das vias, ação que reduzirá o tráfego de veículos e aumentará a segurança dos pedestres.

A instalação de um parque infantil e equipamentos para ginástica ao ar livre na área onde não há a lagoa é outro projeto que será desenvolvido pela Prefeitura no espaço.

No pacote de obras também está previsto mudanças que permitam a integração do Creape ao CCE (Centro de Convivência Educacional) Viva Mais, localizado na Rua Paraguai. Para isso, o muro e a grade que separam o CCE do parque serão removidos.

Com o objetivo de facilitar o acesso da população ao parque, a Prefeitura retirará as grades laterais do parque, nos moldes do Parque Chico Mendes, região central. As grades serão mantidas somente na Rua Cuba. A ação permitirá a instalação de uma ciclovia no entorno do parque escola.

Conheça o Creape

Museu de História Natural Iberaba: O acervo possui mais de 200 espécies de animais empalhados, principalmente da fauna brasileira. A ambientação reproduz um conjunto de vegetação, clima, solo, flora e fauna, representado por três biomas: Mata Atlântica (predominância de animais mamíferos), cerrado (réptil) e savana (região exótica da África e Austrália.

Reciclasa/IBM: O ambiente reproduz uma casa com materiais recicláveis, como puff e pedra de construção feito de garrafa pet, suportes para panelas, feito de latas. O objetivo é disseminar o conceito de reciclagem, reaproveitamento e redução de resíduos. O  projeto percorreeu 10 capitais brasileiras e fixou  sede em Hortolândia, com a exposição permanente.

Estudo do meio: com o objetivo de proporcionar educação ambiental, o visitante faz caminhada pelo parque observando aspectos naturais, os impactos causados pelo homem, traz a problemática das causas da degradação do meio ambiente e estimula discussões para possíveis soluções.

O Creape está localizado dentro da Lagoa Santa Clara, Rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago II. O funcionamento é de 3ª à 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.