Área do antigo aterro estará recuperada em seis meses

Obras realizadas pela Prefeitura coíbem impactos causados pelo lixo depositado no local

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, realiza, desde o mês de junho, obras de recuperação da área onde funcionava o aterro sanitário, na divisa dos bairros Nova Europa e Vila Guedes. Ações como movimentação de terra e drenagem do chorume (líquido que escorre do lixo) estão em andamento. A previsão é que a área esteja completamente recuperada em seis meses.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Dimas Correa Pádua, o espaço onde funcionou o aterro sanitário de Hortolândia, entre 1997 e 2001, será transformado em área de lazer para a população. “Vamos entregar o local recuperado. Será uma ampla área verde, com espaço para realização de diversas atividades”, adiantou Pádua.

A decomposição do lixo aterrado no local cria gases que, em contato com a atmosfera, causam prejuízos à camada de ozônio. Algumas das conseqüências são o aquecimento global e a maior incidência de raios ultra violeta. Outros importantes impactos ambientais gerados por aterros sanitários não tratados são erosão do solo e contaminação de mananciais.

Para a execução do serviço de recuperação da área do aterro, a Administração Municipal contratou a empresa Alfalix. O tratamento do solo e queima dos gases liberados pelo antigo aterro é uma exigência da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). As ações no local vão auxiliar, ainda, no fim da zona de descarte de entulho. Após o encerramento da vida útil do aterro, em 2001, a área tornou-se ponto de despejo de diversos materiais, como resíduos de construção civil, móveis velhos e até mesmo lixo doméstico.

Com a recuperação da área do antigo aterro, o prefeito Angelo Perugini cumpre o compromisso assumido com os moradores da região. A ação faz parte das atividades do Programa Hortolândia Viva, uma série de ações realizadas em parceria entre as secretarias municipais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e proteger o meio ambiente.

Atualmente, o lixo doméstico coletado em Hortolândia é encaminhado para um aterro particular, em Paulínia. Cerca de 3,4 mil toneladas de material orgânico são destinadas ao aterro particular, mensalmente. Em média, são 113 toneladas de lixo por dia.