Prefeitura acelera reconstrução da ponte sobre o Ribeirão Jacuba, na região central

Operários instalam estruturas pré-fabricadas de concreto com largura suficiente para aumentar vazão da água embaixo da ponte e evitar enchente

A Prefeitura de Hortolândia reconstrói a ponte que liga as avenidas São Francisco de Assis, Santana e Argolino de Moraes, região central. A passagem sobre o Ribeirão Jacuba é substituída por uma estrutura mais larga. O trabalho dá continuidade às obras de canalização do Ribeirão Jacuba, uma das ações da Administração para evitar enchentes. Nesta sexta-feira (12), o prefeito Angelo Perugini acompanhou a instalação de aduelas (estrutura pré-fabricada de concreto) no local.

Para construir a nova passagem, 35 operários trabalham no canteiro de obras. Um guindaste ajuda os trabalhadores na colocação das placas de concreto que pesam, em média, 14 toneladas. A previsão é de que a colocação das aduelas sejam concluídas na semana que vem.  O prefeito Angelo Perugini quer antecipar o cronograma de obras e liberar a passagem para o tráfego nos próximos dias.

As intervenções começaram no último dia primeiro, com a previsão de serem concluídas em 75 dias. “As obras seguem em ritmo acelerado, não enfrentamos período de chuvas. Vamos terminar a obra bem antes do tempo previsto”, comentou o secretário de obras, Marcelo Zanibon, ao explicar que após a colocação das aduelas, a área será aterrada e a Prefeitura realizará a pavimentação asfáltica do local.

A ponte em construção tem 8,5 metros de largura por 3,35 metros altura. Atualmente, a ponte tem somente 4,5 metros de cessão hídrica (largura), o que dificulta a passagem de água e causa transbordamento. “Com a reestruturação da ponte, o canal para vazão de água embaixo da ponte será aumentado e evitará novos alagamentos”, explica Zanibon.

A Prefeitura já canalizou mais de 1.000 metros de extensão do córrego. No total serão canalizados 1.200 metros do ribeirão, entre a avenida Santana e rua Amélia Basso Breda. A previsão é de que as obras terminem até o final deste ano.

PACOTE ANTIENCHENTE

Para evitar enchentes, a Prefeitura realiza, também, obras de drenagem de águas pluviais em ruas do bairro Remanso Campineiro, além da construção de dois reservatórios de contenção de água na região do Jardim Minda. As intervenções são executadas com recursos de R$ 47 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

A passagem sobre o Ribeirão Jacuba está interditada para a realização das obras desde o dia primeiro de agosto. A Prefeitura criou uma rota alternativa para os motoristas que utilizam a ponte, com desvio pelo Viaduto 17 de Abril. Também criou uma passagem alternativa a pedestres próximo da antiga ponte.