Pista de caminhada do Creape recebe piso ecológico

Ação faz parte do projeto de revitalização da área de lazer e educação ambiental em execução pela Prefeitura

A pista de caminhada no entorno da lagoa do Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) recebe piso ecológico, feito de blocos de concreto intertravados. A ação faz parte do projeto de revitalização do parque escola, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Educação, Obras, Planejamento Urbano e Serviços Urbanos. O Creape está localizado no Jardim Santa Clara do Lago.

O novo piso substitui o asfalto da pista de caminhada, que necessitava de nivelação e reparos. De acordo com a secretária de Educação, Sandra Fagundes, a reforma do Creape inclui implantação de campo de areia, ciclovia externa, viveiro de árvores, calçadas mais largas, escola de trânsito e uma piscina para a prática de biribol (esporte coletivo aquático semelhante ao voleibol). As intervenções serão realizadas em duas etapas.

Ruas no entorno do parque escola também serão reestruturadas com a diminuição da largura das vias, ação que reduzirá o tráfego de veículos e aumentará a segurança dos pedestres. Outra ação será a implantação de um parque infantil e equipamentos para ginástica ao ar livre na área do Creape onde não há a lagoa.

VIVA MAIS

Também serão realizadas mudanças que permitam a integração ao Creape do CCE (Centro de Convivência Educacional) Viva Mais, localizado na Rua Paraguai. Para isso, o muro e a grade que separam o CCE do parque serão removidos.

Outra modificação será a retirada das grades laterais do parque para facilitar o acesso da população ao local, nos moldes do Parque Chico Mendes, região central. As grades serão mantidas somente na Rua Cuba. A ação permitirá a instalação de uma ciclovia no entorno do parque escola.

A primeira etapa de obras será concluída até o final deste ano. Somente a implantação da piscina de biribol, com recursos federais, ficará para o ano que vem, segundo Sandra. “A revitalização do Creape resultará em ganhos nas áreas de educação ambiental, lazer e saúde à região do Jardim Santa Clara do Lago e toda a cidade. Queremos consolidar o parque como ferramenta pedagógica para todas as escolas: municipais, estaduais e particulares e transformá-lo num circuito de conhecimento em meio ambiente e educação para o trânsito”, disse a secretária.