Asfalto alternativo melhora tráfego nas ruas do Taquara Branca

Prefeitura reaproveita pavimento de rodovias e melhora condição de trânsito até colocação do asfalto definitivo

O tráfego de pedestres e veículos vai melhorar nas ruas do bairro Taquara Branca, em Hortolândia. A Prefeitura coloca asfalto fresado (raspa de pavimentação tratada) que evitará poeira, lama e formação de buracos nas ruas até que o pavimento definitivo seja instalado, no ano que vem.

Antes de colocar o asfalto alternativo, a Prefeitura implantou guias e sarjetas nas ruas.

Com a ação, o prefeito Angelo Perugini cumpre o compromisso assumido com moradores em reunião realizada, no início do mês passado, para ouvir as reivindicações da comunidade, além de apresentar o cronograma de obras de esgoto e pavimentação para o bairro.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Dimas Pádua, a colocação do asfalto alternativo nas ruas do Taquara Branca será concluída até o final deste mês. Pádua informou que AutoBAn - empresa que administra as rodovias Anhanguera e Bandeirantes -, fornece à Prefeitura sobras de asfalto retiradas das rodovias que são reaproveitadas nas ruas do bairro.

Antes de colocar o asfalto, operários nivelam a rua, a área é socada e depois recebe as raspas de pavimento, distribuídas no espaço por uma máquina. Em seguida, o local é novamente nivelado e um rolo compressor finaliza o trabalho com a compactação do material.

“Vamos melhorar o tráfego nas ruas do Taquara Branca e a qualidade de vida da pessoas que, há muitos anos, sonham com essas benfeitorias”, observou Pádua.

Rede de Esgoto

O secretário de Obras, Marcelo Zanibon, explicou que para a Prefeitura realizar o asfalto definitivo é preciso a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) implantar a rede coletora de esgoto no bairro.

No cronograma apresentado pela concessionária, a tubulação começará a ser instalada na região do Taquara Branca até o final do próximo ano, com término previsto para 2013.

“Se fizermos a pavimentação, agora, vamos ter que quebrar quando começar as obras de esgoto. Seria um desperdício de dinheiro público. Nossa Administração realiza asfalto sem custo ao morador, então, temos que otimizar os recursos financeiros”, disse Zanibon.