Prefeitura inicia reforma da Praça A Poderosa para transformá-la em espaço educador

Revitalização deixará espaço mais funcional e adequado para a realização de atividades de educação, cultura e lazer

Transformar a Praça A Poderosa num ponto de educação, cultura e lazer. Esse é o objetivo da Prefeitura de Hortolândia que iniciou, nesta semana, a reforma da praça, localizada no Jardim Rosolen. Com as intervenções, a área passará a ter uma função que vai além do embelezamento: será utilizada para a realização de oficinas e apresentações culturais, atividades de lazer, educação e cultura. Nesta etapa, a Prefeitura investirá cerca de R$ 650 mil na reforma e ampliação da praça, uma parceria com o governo federal.

O projeto arquitetônico de reforma, modernização e ampliação da praça prevê revitalização do mirante, incluindo substituição do piso de madeira e do telhado, pintura das torres e da arquibancada, reforma completa dos banheiros internos e externos. Além disso, a Prefeitura vai trocar a iluminação e ampliar o número de lâmpadas.

“Vamos reformar a praça para que ela possa ser melhor utilizada pela população. As   intervenções vão garantir mais segurança aos freqüentadores da área e aos moradores do entorno”, afirma o secretário de Obras, Marcelo Zanibon.

De acordo com o gerente da Divisão de Estudos e Projetos da Prefeitura, Paulo Vasques, a área de lazer de 1.400 metros circulares será fechada com grade metálica e portões. O objetivo é proteger o lugar de atos de vandalismo. “Ao elaborar o projeto, colocamos os portões em pontos estratégicos para facilitar a mobilidade das pessoas que costumam atravessar a praça para chegar do outro lado do bairro. Serão quatro portões de acesso”, explicou.

Numa próxima etapa, a Prefeitura vai retirar o chafariz da praça, ampliar o palco e deixá-lo mais perto da arquibancada. Atualmente, a fonte d´água atrapalha a visão do público que ocupa a arquibancada, estrutura que inviabiliza a apresentação de espetáculos. O palco também receberá uma cobertura, na forma de concha acústica, transformando-se num anfiteatro ao ar livre, destinado à realização de grandes espetáculos de teatro, música e dança.

SAUDOSA PRACINHA

Até o início da década de 1990, a Praça A Poderosa era carinhosamente chamada de pracinha pelos frequentadores, a maioria jovens da região do Rosolen que se reuniam no local para conversar, jogar vôlei e futebol. A simplicidade do terreno, coberto por grama e nada mais, não impedia a integração da população para um bom bate papo e para o lazer.

Em 1995, surge a imponente “A Poderosa”, criada com a proposta de ser um centro de integração, cultura e lazer. Porém, a própria estrutura arquitetônica da obra, que privilegiou o luxo à funcionalidade, impediu a consolidação do local como ponto de encontro para cultura e lazer. O projeto deixou de fora equipamentos simples de lazer, a exemplo de parques infantis.

“Na época, a população ficou inconformada com a construção dessa praça imensa, chique, mas numa cidade onde as pessoas sofriam com a falta d´água, falta de coleta de esgoto, asfalto e iluminação precária nas ruas. No fim, as famílias nem usam essa praça que virou um ponto perigoso da cidade por causa da droga e da violência. Ainda bem que a Prefeitura vai dar um jeito nessa situação”, disse a moradora Maria do Carmo Marcelino, moradora do Jardim Santa Izabel.

Agora, a Prefeitura trabalha em pequenas modificações no espaço para transformá-lo numa praça-escola. A ação atende a uma reivindicação de moradores. Além da reforma e ampliação, a Prefeitura instala um posto fixo da Guarda Municipal no local para garantir a segurança dos moradores e freqüentadores da área de lazer. Com as obras, a Praça A Poderosa entrará numa nova era e deixará para trás o passado de rejeição e solidão.

BOA-PRAÇA

Espaço para prática esportiva, de cultura, educação ambiental e lazer. Essas são as principais características das praças e parques implementados pelo prefeito Angelo Perugini, desde 2005.

As novas praças e parques contam com parques infantis, equipamentos para prática de ginástica ao ar livre, quadras esportivas e pista de caminhada. Os locais também recebem atividades de cultura e esporte realizadas pela Prefeitura.

“As praças e parques têm que ser locais educadores, que promovam o encontro das famílias, que ofereçam condições de lazer e prática de atividades físicas, que integrem as pessoas e garantam a elas mais qualidade de vida”, afirma o prefeito.

Além da praça A Poderosa, a prefeitura reforma a área de lazer da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Rosolen.Também constrói uma praça no Jardim Santa Esmeralda. Neste ano, a Administração inaugurou a praça Irmão Tonico, no bairro Remanso Campineiro, e revitalizou a praça do Jardim Adelaide. As três ações são executadas com recursos de R$ 1,2 milhão do Ministério do Turismo.

A revitalização e construção de praças são parte do Programa Hortolândia Viva, um conjunto de ações de recuperação e preservação ambiental em realização pela Prefeitura. O programa integra as atividades de todas as secretarias com foco na proteção ambiental e na garantia de mais qualidade de vida à população.