Prefeitura inaugura nova ponte sobre o Ribeirão Jacuba, nesta quinta-feira

Após cerimônia, passagem será liberada para o trânsito de veículos

A Prefeitura de Hortolândia inaugura, nesta quinta-feira (20/10), a nova ponte sobre o Ribeirão Jacuba, na região central. A passagem liga as avenidas São Francisco de Assis, Santana e Argolino de Moraes. Após a cerimônia, programada para as 8h, a ponte será liberada para o trânsito de veículos.

Com a obra, o prefeito Angelo Perugini atende a uma reivindicação antiga dos moradores. “A reforma dessa ponte faz parte das obras de revitalização do Centro de Hortolândia. Com apoio da comunidade e dos empresários do comércio, estamos construindo um novo Centro: sem perigo de enchente, com trânsito mais organizado, mais área de lazer e qualidade de vida”, disse Perugini.

Em dois meses e meio, a Prefeitura reestruturou a antiga passagem que ficou mais larga para facilitar a vazão de água embaixo da ponte e evitar que o ribeirão transborde. A Secretaria de Obras instalou aduelas (estrutura pré-fabricada de concreto) e nova tubulação por baixo da estrutura. Agora, finaliza a pavimentação da passagem, coloca grades de proteção nas laterais e sinaliza o espaço.

A nova ponte tem 8,5 metros de largura por 3,35 metros altura. Antes, a passagem possuía somente 4,5 metros de cessão hídrica (largura), o que dificultava a passagem de água e causava transbordamento.

De acordo com o Secretário de Obras, Marcelo Zanibon, a reestruturação da ponte faz parte do pacote de obras em realização pela Prefeitura para evitar enchentes na região central. “Com essas intervenções na estrutura da passagem, o risco de alagamento será mínimo”, comentou o secretário.

Zanibon explicou que a Prefeitura finaliza a canalização do Ribeirão Jacuba, executa a construção de duas lagoas de contenção de cheias e reestrutura o sistema de drenagem de águas pluviais em ruas da região central. Juntas, essas obras colocarão fim no problema histórico das enchentes no Centro da cidade.

R$ 60 MILHÕES

A Prefeitura já canalizou mais de 1.000 metros de extensão do Ribeirão Jacuba. No total serão canalizados 1.200 metros do ribeirão, entre a avenida Santana e rua Amélia Basso Breda. A previsão é de que as obras terminem até o final deste ano.

Os reservatórios de contenção de enchentes estão em construção na região do Jardim Minda. As duas lagoas vão armazenar 1,2 milhões de litros d´água, quantidade suficiente para abastecer toda a população de Hortolândia por um período de 30 dias.

Para realizar as obras de combate à enchente, a Prefeitura investe mais de R$ 60 milhões financiados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.