Prefeito inaugura nova ponte sobre o Ribeirão Jacuba e libera trânsito de veículos

Reestruturação da passagen, uma das principais vias de integração da cidade, evitará enchentes

Ao som de aplausos e queima de fogos, o prefeito Angelo Perugini inaugurou, nesta quinta-feira (20/10), a nova ponte sobre o Ribeirão Jacuba, na Região Central. A passagem recebeu o nome de Osmar Dobelin, uma homenagem ao pai do ex-vereador Leobino Dobelin, que há mais de 30 anos reivindica a reestruturação da ponte para evitar inundação na região central. O trânsito está liberado para veículos, após 75 dias de obras.

A ponte Osmar Dobelin liga as avenidas São Francisco de Assis, Santana e Argolino de Moraes, garante acesso ao Corredor Metropolitano e outras regiões da cidade. Com a reestruturação, a ponte ficou mais larga para facilitar a vazão de água embaixo da estrutura e evitar que o ribeirão transborde.

A Secretaria de Obras instalou aduelas (estrutura pré-fabricada de concreto), nova tubulação por baixo da estrutura, asfaltou a via, colocou grades de proteção nas laterais e sinalizou a área.

A estrutura de concreto armado substitui a fundação antiga, feita de madeira de eucalipto, mais de 30 anos atrás. “É uma arquitetura segura para suportar o tráfego de veículos e evitar inundação. Ampliamos em três vezes o vão entre a ponte e o leito do ribeirão, que passou de três metros de altura para nove metros”, explicou o secretário de Obras, Marcelo Zanibon.

Com a obra, o prefeito Angelo Perugini atende a uma reivindicação antiga dos moradores. “Hoje é um dia emocionamente porque concretizamos um sonho de muitos anos. Vamos ampliar a qualidade de vida das pessoas com o fim das inundações aqui no Centro e garantir o trânsito mais seguro nesta via, uma das mais importantes da cidade porque integra o município com outras regiões. Toda a cidade passa por aqui. Então, é um marco na construção desta nova cidade”, disse o prefeito.

O ex-vereador Leobino Dobelin conta que há mais de 30 anos reivindica a reestruturação da ponte para evitar enchentes no Centro. Ele relembra que um dos motivos que o fez mudar da região central foram as enchentes enfrentadas pela família por mais de três décadas.

“Na minha casa chegamos a perder todos os móveis e eletrodomésticos. Briguei com todos os prefeitos que administraram essa cidade para alargar a ponte e evitar alagamentos. Nenhum deles deu atenção à obra. Somente o prefeito Angelo Perugini atendeu nossa reivindicação e realizou um sonho da comunidade”, observou Leobino Dobelin.

O comércio também comemora a conquista. “Os comerciantes estão contentes porque não terão mais prejuízo com os alagamentos que ocorrem todos os anos. É uma reivindicação antiga da associação comercial que é atendida pela Prefeitura. Todos estão comemorando”, disse o presidente da Aciah (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), Paulo Beleboni.

MAIS OBRAS

A reforma da ponte é parte do projeto de revitalização do Centro de Hortolândia. Estão em realização obras de combate às enchentes, intervenções para organizar o trânsito, pavimentação e abertura de novas vias, além da construção de um parque com equipamentos de cultura e lazer.

Zanibon explicou que a Prefeitura finaliza a canalização do Ribeirão Jacuba, executa a construção de duas lagoas de contenção de cheias, na região do Jardim Minda, e reestrutura o sistema de drenagem de águas pluviais em ruas do Centro. Juntas, essas obras colocarão fim no problema histórico das enchentes.

A região central também recebe investimentos do setor privado com a instalação do Shopping Hortolândia, grandes redes varejistas, do Drud´s Hotel e diversos empreendimentos imobiliários residenciais.