Prefeitura inicia terraplenagem para duplicar Avenida da Emancipação

Intervenção complementa obras do Corredor Metropolitano paralisadas há dois anos pelo Estado

A Prefeitura de Hortolândia vai duplicar a Avenida da Emancipação, principal via de acesso à Hortolândia. A obra garantirá fluidez no trânsito e acabará com congestionamentos em horário de pico. Operários já trabalham na terraplenagem da área onde será realizada a intervenção viária.

O prefeito Angelo Perugini assumiu a obra, após o Estado anunciar a duplicação somente para 2013. A implantação da pista dupla está prevista no pacote de obras para instalação do Corredor Metropolitano Noroeste, iniciadas pelo Estado em 2006 e paralisadas há dois anos.

No acordo com o Estado para implantar as vias expressas de ônibus, a Prefeitura fez a parte dela com a desapropriação de áreas e auxílio na elaboração do projeto técnico de forma que as intervenções viárias promovessem a integração de todas as regiões da cidade. O trajeto do Corredor Metropolitano em Hortolândia inclui as avenidas Olívio Franceschini, Santana e Emancipação. O Estado concluiu as obras nas avenidas Olívio Franceschini e Santana.

Na primeira etapa de duplicação da Avenida da Emancipação, ganhará mão dupla o trecho de 1,2 quilômetro, que vai da rotatória localizada nas proximidades da empresa EMS até o residencial Green Park, perto do hospital municipal. A extensão total da Avenida da Emancipação é de 3,2 quilômetros.

De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, o primeiro trecho da duplicação consumirá investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões. Serão realizadas obras para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais, pavimentação, sinalização e ciclovia. “Trabalhamos para entregar a avenida duplicada até o final do primeiro semestre do ano que vem”, adiantou o secretário.

Com a duplicação da via, a Prefeitura garantirá fluidez no trânsito de veículos que registra congestionamentos em horários de pico de aproximadamente um quilômetro.

ALÇA DE ACESSO

Outra ação para desafogar o trânsito na Avenida da Emancipação é a implantação de uma alça de acesso que ligará a Rodovia SP-101 à Avenida da Emancipação. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves dos Reis, com a intervenção, os veículos que trafegam sentido Campinas-Hortolândia não precisarão passar pelo trevo de acesso, localizado perto da empresa EMS. Assim, os veículos que andam no sentido Hortolândia-Campinas não terão mais que parar para dar preferencial, o que reduzirá os congestionamentos. A obra está estimada em cerca de R$ 900 mil.