Obra de acesso ao Instituto Federal segue em ritmo acelerado

Prefeitura implanta alça de acesso ao campus da escola técnica pela estrada Teodor Cundiev

Operários trabalham em ritmo acelerado na construção da alça de acesso ao campus do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) pela estrada Teodor Cundiev, em Hortolândia. O prédio da escola técnica federal será inaugurado em breve. O IFSP começou a funcionar, no ano passado, no Centro de Formação Paulo Freire, prédio provisório cedido pela Prefeitura, onde 80 alunos freqüentam as aulas do curso técnico de informática.

Além da alça de acesso, a Prefeitura realiza o serviço de terraplenagem do estacionamento da unidade federal de ensino.  Para viabilizar a construção da escola técnica, a Administração também doou ao governo federal o terreno que abriga o IFSP, realizou as obras de terraplenagem, implantou iluminação pública na via de acesso ao campus, além de elaborar o projeto arquitetônico.

A escola tem capacidade para atender 1.200 alunos e será construída em três etapas. O investimento é de R$ 15 milhões. Além do curso técnico de informática, a escola implantará, gradativamente, os cursos técnicos de Mecânica, Eletroeletrônica e Eletrotécnica. No futuro, o Instituto Federal oferecerá, também, cursos universitários em Hortolândia.

Nesta primeira etapa entram em operação a área administrativa, salas de aula, laboratórios de informática e mecânica, biblioteca, área de convívio dos alunos (atendimento, grêmio estudantil, cantina, papelaria).

CONQUISTA

O Instituto Federal é uma das conquistas do prefeito Angelo Perugini que, junto com a população, transforma Hortolândia numa cidade melhor para se viver. O Instituto garantirá ensino gratuito da mais alta qualidade para formar profissionais na área de tecnologia.

Os cursos oferecidos pela escola foram escolhidos por meio de audiência pública realizada com empresários e representantes da comunidade. Eles atendem a demanda local para qualificação de mão de obra.

Nos últimos sete anos, o parque industrial de Hortolândia quase dobrou. Em 2005, o município contava com 231 indústrias, hoje são 420. Nesse período, empresas de grande porte se instalaram na cidade a exemplos da Dell Computadores, Wickbold, CAF Brasil e ZTE aumentado a necessidade de trabalhadores qualificados.