Prefeitura conclui asfalto da alça de acesso ao Instituto Federal

Terreno que abriga a escola foi doado pela Administração

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, concluiu nesta sexta-feira (10/02), a pavimentação da alça de acesso e estacionamento do campus do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), uma área de 2.600 metros quadrados, localizada na estrada Teodor Cundiev. A próxima etapa contemplará o paisagismo do talude. A previsão é que até o início do próximo mês as obras estejam concluídas.

Além dos serviços de pavimentação, a Prefeitura implantou iluminação pública na via de acesso ao campus e elaborou o projeto arquitetônico do espaço. O terreno que abriga o Instituto foi doado pela Administração.

O IFSP começou a funcionar, no ano passado, no Centro de Formação Paulo Freire, prédio provisório cedido pela Prefeitura, onde 80 alunos freqüentam as aulas do curso técnico de informática.

A escola tem capacidade para atender 1.200 alunos e será construída em três etapas. O investimento é de R$ 15 milhões. Além do curso técnico de informática, a escola implantará, gradativamente, os cursos técnicos de Mecânica, Eletroeletrônica e Eletrotécnica. No futuro, o Instituto Federal oferecerá, também, cursos universitários em Hortolândia.

Nesta primeira etapa entram em operação a área administrativa, salas de aula, laboratórios de informática e mecânica, biblioteca, área de convívio dos alunos (atendimento, grêmio estudantil, cantina, papelaria).

CONQUISTA

O Instituto Federal é uma das conquistas do prefeito Angelo Perugini que, junto com a população, transforma Hortolândia numa cidade melhor para se viver. O Instituto garantirá ensino gratuito da mais alta qualidade para formar profissionais na área de tecnologia.

Os cursos oferecidos pela escola foram escolhidos por meio de audiência pública realizada com empresários e representantes da comunidade. Eles atendem a demanda local para qualificação de mão de obra.

Nos últimos sete anos, o parque industrial de Hortolândia quase dobrou. Em 2005, o município contava com 231 indústrias, hoje são 420. Nesse período, empresas de grande porte se instalaram na cidade a exemplos da Dell Computadores, Wickbold, CAF Brasil e ZTE aumentado a necessidade de trabalhadores qualificados.