Prefeitura inicia obras para asfaltar antiga estrada da Granja e facilita acesso à rodovia SP-101

Investimento de mais de R$ 4 milhões atende a reivindicação antiga de moradores

A Prefeitura iniciou, nesta segunda-feira (27), as obras de asfalto da estrada municipal Sabina Batista de Camargo (antiga estrada da Granja), que liga a região do Jardim Novo Ângulo à rodovia SP-101. O prefeito Angelo Perugini investirá R$ 4.244.169,64 no pacote de obras que inclui implantação do sistema de drenagem de águas pluviais, guias, sarjetas e massa asfáltica.

De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, a obra facilitará o trânsito de pedestres pelo local e interligará a região do Novo Ângulo ao Centro e a SP-101. “É uma ação muito importante para o sistema viário da cidade”, afirmou o secretário.

Ao todo serão pavimentados 31, 1 mil m² de via, trecho que vai das proximidades da SP-101 até a entrada do Jardim Novo Ângulo. O asfalto será aplicado primeiro nas partes da estrada onde não há necessidade de tubulação para drenagem de águas de chuva.

Nesta segunda feira, operários preparavam a estrada para receber guias e sarjetas, que começam ser instaladas nesta terça-feira.

A pavimentação da estrada coroa a luta da Prefeitura e moradores junto ao governo do Estado que, em meados de 2005, obstruiu a via ao construir o muro do complexo penitenciário Campinas Hortolândia, ação que acabou tirando a liberdade de quem estava do lado de fora: os moradores da Vila da Conquista, Parque Perón e toda a região do Jardim Boa Vista, em Hortolândia.

Em fevereiro de 2010, após ação judicial da Administração, a via foi liberada para o tráfego, depois da derrubada de parte do muro do complexo, ação acompanhada pelo prefeito Angelo Perugini, moradores da Vila da Conquista, do Parque Peron e da deputada estadual Ana Perugini, que articulou com o Estado a retirada do muro.

“A antiga estrada da Granja Ito sempre foi utilizada por empresas como via de acesso para a SP-101 e Rodovia Anhanguera. Além de transferir o tráfego de caminhões para dentro da cidade, o muro travava o desenvolvimento dessa região. Junto com a população, conseguimos superar essa barreira e estamos cumprindo o compromisso assumido de levar infraestrutura aquela região”, disse o prefeito.

RELEMBRANDO

Para a desobstrução da estrada, a Prefeitura chegou a acionar o governo estadual, por meio da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). Em 2006, Perugini ameaçou derrubar o muro, em função de uma autorização judicial. Porém, a medida foi suspensa diante da necessidade do muro, que garantia a segurança para a vila de funcionários do complexo.

O processo judicial continuou e o Estado recorreu à primeira decisão. Paralelamente, a Prefeitura iniciou uma negociação com a SAP. A aproximação entre Estado e município ocorreu com a articulação da deputada estadual Ana Perugini que, em diversos momentos, intermediou as reuniões na secretaria estadual.

O problema de segurança para a vila de funcionários foi resolvido com a construção de um muro que transformou o local num condomínio fechado. Do outro lado da rua, o muro do presídio continua a garantir o isolamento da área.

Com a liberação da estrada, os moradores passaram a ter acesso mais rápido à rodovia SP-101.  “Antes, eram 30 minutos para chegar até à rodovia, agora são cinco minutos. E com asfalto vai ficar melhor ainda”, disse o aposentado Oswaldo Pereira.