Coleta e tratamento de esgoto são realidade no Jardim Nova Europa

Trabalho conjunto entre Prefeitura e Sabesp garante saneamento para 1.600 famílias

Os serviços de coleta e tratamento de esgoto são realidade em boa parte do Jardim Nova Europa, em Hortolândia.  A Prefeitura, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), realiza a ligação das residências à rede coletora de esgoto. O bairro, em processo de legalização, tem cerca de 1.600 imóveis.

De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, 40% das casas do bairro contam com ligação de esgoto. Nos próximos meses, todas as moradias do Jardim Nova Europa estarão interligadas ao sistema público de coleta e tratamento dos detritos domésticos.

“O esgoto das casas ligadas à rede já é lançado na tubulação de coleta e tratado na Estação de Tratamento de Esgoto”, disse o secretário.

Os moradores podem solicitar à Sabesp a ligação da casa à rede coletora. O pedido pode ser realizado por meio do telefone 195 ou 3865-1091. O pedido também pode ser feito no escritório da concessionária, localizado na Rua Ernesto Bergamasco, 204, Vila Real.

“Estamos realizando um sonho de mais de 15 anos dos moradores que vão viver com mais qualidade de vida. Também vamos realizar obras de asfalto e as famílias poderão conquistar a escritura dos imóveis”, destaca o prefeito Angelo Perugini.

No acordo feito entre a Prefeitura e a Sabesp, a concessionária fornece a tubulação necessária para interligar as residências ao sistema de coleta de esgoto. Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, a Administração disponibiliza mão de obra para otimizar a execução do serviço.

ASFALTO, PRAÇA E PSF

Zanibon informou que a Prefeitura iniciará, no mês que vem, as obras de asfalto nas ruas onde já há rede de esgoto. Nesta Administração, a pavimentação é realizada sem custo ao morador.

“Vamos colocar pavimento de blocos de concreto intertravados nas vias secundárias, que são mais estreitas, e massa asfáltica comum na ruas principais, mais largas. As intervenções vão transformar, para melhor, o cenário do Jardim Nova Europa e melhorar a qualidade de vida dos moradores”, observou Zanibon.

A obra faz parte do pacote de R$ 28 milhões destinados à pavimentação de vários bairros. A meta da Prefeitura é levar asfalto a todos os bairros de Hortolândia até o final deste ano.

Além das obras de asfalto e esgoto, a Prefeitura iniciou as obras de da Unidade de Saúde da Família do bairro. Também começou a construção de uma praça. O pacote de obras será entregue à população até o final deste ano.

Carinho e atenção aos moradores, desde 2005

O loteamento do Jardim Nova Europa foi aberto em 1996. Os terrenos foram comercializados, de forma irregular, sem obras básicas de infraestrutura. Por causa disso, os moradores não têm escritura dos imóveis. Para garantir as melhorias aos moradores, a Prefeitura assumiu as obras de responsabilidade do loteador e vai cobrar a imobiliária na Justiça.

Desde 2005, o prefeito Angelo Perugini trabalha para melhorar as condições do bairro e garantir a posse dos imóveis aos moradores do Jardim Nova Europa. Nos últimos seis anos, o bairro recebeu asfalto nas ruas por onde passam ônibus. A Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) do bairro recebeu novas salas de aulas e um laboratório com lousa digital para ensino de ciências.

As ruas estão mais iluminadas com substituição das luminárias de vapor de mercúrio por vapor de sódio, mais potentes e ecologicamente corretas, uma parceria da Prefeitura com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz).

Outra ação que beneficia o Jardim Nova Europa é a recuperação da área onde funcionava o aterro sanitário, na divisa dos bairros Nova Europa e Vila Guedes. Após a recuperação, o espaço, que funcionou como depósito de lixo, entre 1997 e 2001, será transformado em área de lazer para a população.