Avenida da Emancipação recebe tubulação para drenagem de água de chuva

Obra faz parte das ações da Prefeitura para duplicar primeiro trecho da via

A Prefeitura de Hortolândia implanta o sistema de drenagem de águas de chuva na Avenida da Emancipação. A instalação da tubulação faz parte das obras de duplicação da via, principal acesso à Hortolândia pela Rodovia SP-101. Para transformar o primeiro trecho da avenida em mão dupla, a Prefeitura investe R$ 2.728.240,83. Com a duplicação, o prefeito Angelo Perugini coloca fim no congestionamento de veículos em horário de pico.

Nesta etapa, a Administração transformará em pista dupla 1, 2 quilômetros de extensão da via, trecho que vai da rotatória da empresa EMS até o residencial Green Park, perto do Hospital Municipal. Ao todo, a avenida tem três quilômetros de extensão.

Além do sistema de drenagem de água de chuva, faz parte do projeto a pavimentação da avenida, sinalização e instalação de ciclovia. De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, a previsão é de entregar o primeiro trecho da avenida duplicado em até seis meses.

O projeto de duplicação da avenida prevê, também, a implantação de uma alça de acesso que ligará a Rodovia SP-101 à Avenida da Emancipação. Com a intervenção, os veículos que trafegam sentido Campinas-Hortolândia não precisarão passar pelo trevo de acesso, localizado perto da empresa EMS.

Assim, os veículos que andam no sentido Hortolândia-Campinas não terão mais que parar para dar preferencial, o que reduzirá os congestionamentos. A obra está estimada em cerca de R$ 900 mil.

A Prefeitura solicitou à Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transporte do Estado de São Paulo) a execução da alça de acesso e aguarda resposta da responsável pela área.

Prefeitura assume obra do Estado em benefício da população

A Prefeitura assumiu a duplicação da avenida da Emancipação depois que o Estado, responsável pela intervenção, anunciou que a obra seria iniciada somente em 2013. A intervenção fazia parte das obras de implantação do Corredor Metropolitano, paralisadas há dois anos pelo governo estadual.

No acordo com o Estado para implantar as vias expressas de ônibus, a Prefeitura fez a parte dela com a desapropriação de áreas e auxílio na elaboração do projeto técnico de forma que as intervenções viárias promovessem a integração de todas as regiões da cidade. O Estado concluiu as obras nas avenidas Olívio Franceschini e Santana, mas deixou a Avenida da Emancipação ficou de fora.

“Assumimos a obra em benefício da população que, todos os dias, sofre com o congestionamento. A duplicação desta avenida se faz urgente porque o trânsito está insuportável. Não podemos esperar mais. Por isso decidimos fazer a obra”, disse o prefeito Angelo Perugini.