Prefeitura investe mais de R$ 8 milhões no Jd. Nova Europa

Prefeito se reúne com moradores e oficializa pacote de obras que inclui asfalto, unidade de saúde e praça: benefício para 1.300 famílias

Para aumentar a qualidade de vida dos moradores do Jardim Nova Europa, a Prefeitura de Hortolândia investe R$ 8,2 milhões em infraestrutura. O prefeito Angelo Perugini oficializou, nesta terça-feira (24/04), o início do pacote de intervenções que inclui asfalto sem custo ao morador, praça, unidade de saúde e continuidade das obras de esgoto. O evento, que reuniu moradores, vereadores e secretários, abre o calendário de festividades do 21º aniversário de Hortolândia, que será comemorado dia 19 de maio.

A cerimônia ocorreu na Rua Wanderley Paes Soares, local onde a Prefeitura iniciou as obras de uma USF (Unidade de Saúde da Família), que consumirá investimentos de aproximadamente R$ 800 mil. O prédio terá capacidade para atender 1.200 famílias. A previsão é de concluir a obra até o início do ano que vem.

A USF terá cerca de 350 m² de construção, espaço que abrigará consultórios médico, de enfermagem e odontológico. Também disponibilizará salas de vacinação, aplicação de medicamentos e de inalação. Atualmente, os moradores utilizam os serviços de saúde nas unidades do Jardim Novo Ângulo e Santa Clara do Lago, distantes mais de seis quilômetros do bairro.

A Prefeitura também iniciou as obras de asfalto sem custo ao morador. De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, a Administração investirá cerca de R$ 5 milhões para pavimentar todas as ruas do bairro, até o final deste ano. Outros R$ 2 milhões são investidos na implantação da rede coletora de esgoto e ligação das residências ao sistema, uma parceria da Prefeitura com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

A construção de uma praça completa o pacote de obras.

A área de lazer receberá equipamentos de ginástica ao ar livre, parque infantil e pista de caminhada, um investimento R$ 351,6 mil.

“Obras são resultado da nossa teimosia”, afirma prefeito

O loteamento Jardim Nova Europa foi aberto em 1996. Os terrenos foram comercializados, de forma irregular, sem obras básicas de infraestrutura. Por causa disso, os moradores não têm escritura dos imóveis.

Para garantir as melhorias aos moradores, a Prefeitura lutou e conseguiu na Justiça autorização para assumir as obras, que são de responsabilidade do loteador. Agora, cobra a imobiliária na Justiça.

“Venho aqui hoje dizer para vocês que resolver a situação deste bairro é uma luta desde o primeiro dia do nosso governo, em 2005. O problema aqui era grave. Estamos resolvendo porque fomos teimosos, enfrentamos a imobiliária, levamos o caso à Justiça e conseguimos assumir as obras. Há situações como estas que levam 30 anos para serem resolvidas porque o loteamento já foi aprovado de modo errado. Hoje, isso não é mais permitido em nossa cidade”, disse o prefeito Angelo Perugini, durante discurso aos moradores.

“Estamos realizando obras de esgoto, iniciando o asfalto nas ruas, a construção de uma praça e de uma unidade de saúde. Ajudamos o Estado a construir uma escola, com a doação da área. Além da qualidade de vida, vocês terão os documentos dos imóveis, uma vitória de todos nós”, completou o prefeito.

Após o discurso, Perugini seguiu até o terreno, onde operários realizam terraplenagem para iniciar a construção da praça, e acionou uma das máquinas utilizadas na obra. Um ato simbólico para oficializar o início dos trabalhos e a realização do sonho de uma comunidade, onde vivem 1.300 famílias.

Moradores comemoram início de um novo tempo

O vice-presidente da Associação de Moradores do Jardim Nova Europa, Osvaldo Lisboa Soares, elogia o empenho da Administração do prefeito Angelo Perugini para solucionar as os problemas do Jardim Nova Europa. “Todas essas obras são reivindicações antigas dos moradores que são atendidas. Não começaram antes porque o prefeito esperava o aval da Justiça para a Prefeitura assumir as obras, responsabilidade da imobiliária que vendeu os lotes, sem infraestrutura. Esse prefeito abraçou a questão e não deixou os moradores na mão”, disse Lisboa.

“Faz mais de 13 anos que reivindicamos essa obra. Agora, graças a Deus está acontecendo e vamos parar de caminhar mais de seis quilômetros em busca de atendimento médico nas unidades de saúde do Jardim Novo Ângulo”, disse o presidente da Associação de moradores do Jardim Nova Europa, Lucio Ferreira, referindo-se a construção da Unidade de Saúde da Família.

A diarista, Ana Maria Mendes, comemora a movimentação de trabalhadores para instalar guias e sarjetas na Rua Osasco, onde mora com o marido e os três filhos, com idades entre 18 e 22 anos. Para ela, a execução das obras pela Prefeitura realiza um sonho de 15 anos.

“Criei meus filhos enfrentando lama e poeira, com esgoto correndo a céu aberto. Graças a essa Administração, vamos viver com mais qualidade de vida. Até emprego melhorou aqui para a gente por causa das indústrias novas. Um dos meus filhos começa a trabalhar na CAF (fabricante de trens instalada no bairro), amanhã. No futuro, meus netos vão desfrutar de praça e de um bairro melhor para viver. Estamos muito contentes”, disse Ana Maria.