Prefeitura implanta parque às margens do Ribeirão Jacuba

Obra faz parte das ações de revitalização da região central

A Prefeitura de Hortolândia implanta um parque linear às margens do Ribeirão Jacuba, na Região Central. A obra faz parte das ações de revitalização do Centro. O pacote de intervenções inclui obras de combate à enchente, mudanças no sistema viário, nova iluminação e áreas de lazer.

O parque tem cerca de 2 mil m². A margem direita do manancial abriga ciclovia, calçada ecológica feita de blocos de concreto intertravados, coreto, teatro de arena, além de paisagismo com plantio de grama e árvores. No lado esquerdo do córrego, a Prefeitura fará a recomposição da mata ciliar com plantio de árvores.

“A área que abriga o parque servia de depósito de lixo. Era um espaço feio do Centro. Agora, estamos transformando o local num espaço de lazer para a comunidade que merece mais qualidade de vida”, disse o prefeito Angelo Perugini.

De acordo com a Secretaria de Obras, o parque começa às margens do Ribeirão Jacuba, a partir da Ponte Osmar Dobelin (antiga ponte do Bradesco), e segue até o viaduto 17 de abril.

“Canalizamos o Ribeirão Jacuba, no trecho do Centro, e, agora, estamos embelezando o local. A ação reforça o compromisso do prefeito Angelo Perugini em transformar faixas de preservação ambiental em áreas de lazer para a população”, disse o secretário de Obras, Marcelo Zanibon.

Para revitalizar o Centro, a Prefeitura realiza mudanças no sistema viário com a criação de novas ruas, prolongamento de vias, instalação de rotatórias, reestruturação de ponte, instalação de iluminação mais potente nas vias públicas, criação do estacionamento rotativo para organizar o trânsito, além de incentivo para instalação de novos empreendimentos nos setores de comércio e serviços.

A reestruturação do Centro tem o apoio do comércio que, há décadas, reivindica as melhorias. “Essas obras acompanham o crescimento econômico da cidade e torna o centro comercial de Hortolândia mais atrativo à população. Todos ganham”, afirma o presidente da Aciah (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), Paulo Beleboni.

Parque dá continuidade ao Corredor Ecológico

As obras de combate à enchente, com a canalização do córrego, a construção de dois reservatórios de contenção de cheias e a implantação de parques no entorno do Jacuba fazem parte do projeto Corredor Ecológico de Hortolândia, uma extensão de 6,3 quilômetros quadrados de áreas públicas de preservação, lazer e recreação. O espaço verde equivale a 10% de extensão territorial da cidade, que é de 62,2 km².

Para implantar o Corredor Ecológico, a Prefeitura constrói parques lineares, recupera nascentes d´água, realiza obras de combate à enchente, amplia espaços de lazer e recreação, tira famílias da beira de córregos, promove a regularização fundiária de áreas, além de criar ciclovias.

Também são parte do Corredor Ecológico o Parque Socioambiental Chico Mendes, já em funcionamento na região central, e o Parque Linear do Jardim Santa Fé, em fase de licitação. O Corredor Ecológico integra o Programa Hortolândia Viva, uma série de ações de recuperação e preservação ambiental realizada pela Prefeitura em conjunto com as secretarias do governo.