Ministério da Saúde elogia estrutura do Centro de Saúde do Jardim Nova Hortolândia

Prefeitura trabalha para entregar unidade de saúde até o final deste mês

O assessor do Ministério da Saúde, André Segantini, visitou nesta sexta-feira (13/07) as obras do Centro de Saúde do Jardim Nova Hortolândia, em fase final de construção pela Prefeitura. A estrutura da unidade recebeu elogios do representante do Ministério, que visitou também a UPA/24 horas (Unidade de Pronto Atendimento). As duas obras são realizadas pela Administração municipal em parceria com o governo federal.

“Estou impressionado com a qualidade das obras. O planejamento do projeto contou com a participação de médicos e da população. O resultado é um lugar de fácil acesso para os pacientes e mais comodidade para os trabalhadores da rede pública de saúde. O projeto foi feito pensando em que vai utilizar os serviços da unidade de saúde”, observou Segantini, que estava acompanhado do secretário de Obras, Marcelo Zanibon.

Para construir o centro de saúde são investidos R$ 4,2 milhões. A unidade fica no Jardim Nova Hortolândia, na rua João R. Evangelista, num terreno de 7,7 mil m² e 2,2 m² de área construída.

A moderna unidade de saúde atenderá cerca de 70 mil moradores que, atualmente, utilizam os serviços da unidade de saúde da Vila Real, construída há mais de 30 anos. A construção do novo centro de saúde faz parte das ações da Prefeitura para reestruturação da rede municipal de saúde.

“UPA’s são as maiores da RMC”

O assessor do Ministério da Saúde aproveitou a visita e conheceu a Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), em construção no Jardim Rosolen, e o campus do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), que está na fase de acabamento, localizada na Vila São Pedro.

Para o assessor, as UPA’s de Hortolândia têm um padrão de qualidade que melhorará o atendimento na cidade. “Já visitei muitas unidades de pronto atendimento, mas as que estão em construção na cidade são as maiores da Região Metropolitana de Campinas”, disse André Segantini.

A UPA Rosolen está localizada ao lado da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e da unidade básica de saúde do bairro. O investimento de R$ 2,8 milhões, uma parceria com o Ministério da Saúde.

As UPA´s oferecem estrutura simplificada com raio-x, eletrocardiograma, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação para atendimentos em até 24 horas.

O projeto da UPA-Rosolen prevê 1.200 m² de área construída. Além da estrutura padrão das UPA´s, a unidade terá posto de enfermagem, posto policial, estacionamento para pacientes, além de espaço para armazenar cadáveres temporariamente. A previsão é de que a UPA-Rosolen seja concluída até o final deste ano e entre em operação no início de 2013.