Prefeitura constrói acessos para liberar trecho duplicado da Avenida da Emancipação

Medida evitará congestionamentos que travam o trânsito em horário de pico

A Prefeitura constrói duas alças para ligar a rotatória de acesso à rodovia SP-101 ao trecho de mão dupla da avenida da Emancipação. A implantação dos acessos provisórios é a saída encontrada pela Administração para garantir que o motorista utilize a segunda pista da avenida, assim que a Prefeitura concluir a obra, no final deste mês.

Com a intervenção, a Prefeitura conseguirá reduzir o congestionamento da via em horários de pico até que o governo do Estado construa a alça de acesso definitiva, solicitada desde o ano passado pela Administração.

O primeiro acesso, localizado um pouco antes da rotatória, beneficiará motoristas que saem das rodovias SP-101e Bandeirantes (sentido Monte Mor-Hortolândia) e dos bairros da região do Jardim Terras de Santo Antonio que terão acesso direto à segunda pista da Avenida da Emancipação.  A segunda alça, localizada na rotatória, beneficiará motoristas que vêm de Campinas pela Rodovia SP-101 e da região do Jardim Rosolen com destino à avenida da Emancipação.

“Com esses dispositivos, vamos liberar a segunda pista da avenida da Emancipação e reduzir o congestionamento de veículos em horário de pico. Vai melhorar o trânsito, mas a solução definitiva depende da alça de acesso definitiva que será construída pelo Estado”, explica o secretário de Obras, Marcelo Zanibon.

Desde o início do ano, o prefeito Angelo Perugini aguarda a Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo) implantar a alça de acesso que ligará a Rodovia SP-101 à avenida da Emancipação, obra de responsabilidade do governo do Estado.

Prefeitura faz a parte dela

Para agilizar a construção da alça pelo Estado, responsável pela área de intervenção, a Prefeitura já desapropriou os terrenos necessários, realizou o estudo técnico de contagem de veículos para medir o impacto da obra para a rotatória e o viaduto, além de elaborar o projeto básico.

“Estamos fazendo a nossa parte e esperamos uma ação da Artesp. Vamos construir esse acesso e liberar o trecho duplicado para garantir um tráfego rápido e tranqüilo aos usuários que hoje sofrem com congestionamento”, disse o prefeito.

Estudo realizado pela Prefeitura apontou que em horários de pico entram e saem de Hortolândia pela avenida da Emancipação 2.600 veículos por hora, das 6h30 às 7h30, e 2.800/hora no final da tarde, entre as 17h e 18h. Nos picos de movimento, os usuários enfrentam congestionamentos de pelo menos dois quilômetros.

Para acabar com este problema, a Prefeitura realiza a primeira etapa de duplicação da avenida da emancipação, um investimento é R$ 2.728.240,83.

Nesta primeira etapa, a Administração transforma em pista dupla 1, 2 quilômetros de extensão da via, trecho que vai da rotatória da empresa EMS até o residencial Green Park, perto do Hospital Municipal. Ao todo, a avenida tem três quilômetros de extensão.

A segunda pista do trecho duplicado recebe asfalto. Antes de pavimentar a avenida, a Prefeitura realizou obras para drenagem de águas de chuva, implantou guias e sarjetas. Também trocou a iluminação por lâmpadas mais potentes. O projeto de duplicação da via prevê, também, sinalização, paisagismo e ciclovia.

PRESSA

A professora Carmem Silva comemora a obra. “Não vejo a hora de a Prefeitura liberar a pista nova. O trânsito vai ficar mais rápido, com certeza. É um estresse enfrentar congestionamentos todos os dias na volta do trabalho, quando já estamos bem cansados”, afirma a educadora, que leciona no Centro e utiliza a avenida para chegar até à região do Rosolen, onde mora.

A Prefeitura assumiu a duplicação da avenida da Emancipação depois que o Estado, responsável pela intervenção, anunciou que a obra seria iniciada somente em 2013. A intervenção fazia parte das obras de implantação do Corredor Metropolitano, paralisadas há dois anos pelo governo estadual.