Prefeitura ergue paredes da UPA 24h no Jd. Rosolen

Estrutura pré-moldada de concreto agiliza construção da Unidade de Pronto Atendimento 24h

A Prefeitura agiliza a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) do Jardim Rosolen, que ganha forma com a edificação das paredes em estrutura pré-moldada de concreto. O serviço funcionará ao lado da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e da unidade básica de saúde do bairro.

Para construir a UPA-Rosolen são investidos R$ 2,8 milhões, uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Saúde. O projeto arquitetônico prevê 1.200 m² de área construída. Além da estrutura padrão das UPA´s, a unidade terá posto de enfermagem, posto policial, estacionamento para pacientes, além de espaço para armazenar cadáveres temporariamente.

As UPA´s possuem estrutura de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares. Elas inovam ao oferecer estrutura simplificada com raio-x, eletrocardiograma, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação para atendimentos em até 24 horas.

De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, a previsão é de que a UPA-Rosolen seja concluída até o final deste ano e entre em operação no início de 2013.

Moradores da Região do Jardim Rosolen contam com uma UBS (Unidade Básica de Saúde) com Pronto Socorro que funciona até às 23h. Com a UPA, a população poderá contar com serviços emergenciais de saúde 24 horas por dia.

A Prefeitura também prepara o terreno para iniciar a construção de uma UPA/24 no Jardim Amanda, bairro mais populoso de Hortolândia. O investimento é de R$ 2,9 milhões, também em parceria com o Ministério da Saúde.

SAÚDE TODA HORA

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) fazem parte da Rede Saúde Toda Hora, lançada em 2011, que está reorganizando o atendimento de urgência e emergência dos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde).

Elas são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos e contribuem para desafogar as urgências dos hospitais do SUS e reduzir o tempo de espera por atendimento.

Nas localidades em que estão em pleno atendimento, as UPAs dão conta de atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 97% dos pacientes que as procura.

Nessas unidades, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24 horas ou, se necessário, ser removido para um hospital de referência.