Prefeitura constrói unidade básica de saúde na região do Taquara Branca

Estrutura moderna garantirá mais conforto e eficiência no atendimento de moradores

A Prefeitura iniciou a construção da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) no bairro Chácaras Planalto, região do Taquara Branca, área rural de Hortolândia. Com a construção da UBSF, o prefeito Angelo Perugini cumpre o compromisso assumido com a população daquela região, formada pelos bairros Chácaras Planalto, Parque Horizonte e Parque Novo Horizonte. O investimento é de R$ 611.264,98.

Para construir a UBSF, a Prefeitura conta com auxílio financeiro de R$ 200 mil do governo federal, por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).  A UBSF terá consultórios médicos, odontológicos, além de salas de enfermagem, inalação, curativo e vacinação.  O projeto prevê, também, recepção e sala de espera, sanitários feminino e masculino, salas de agentes de saúde e reunião, além de almoxarifado, cozinha, banheiros feminino e masculino.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a UBSF abrigará uma equipe do Programa Saúde da Família composta por, no mínimo, um médico da família, um enfermeiro, uma auxiliar de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde. A unidade entrará em funcionamento até o primeiro trimestre do ano que vem.

MAIS SAÚDE

Com ajuda do PAC 2, a Administração constrói outras três UBSF´s: Parque do Horto, Santa Clara do Lago e Carmem Cristina (em processo de licitação). Os prédios comportarão até três equipes do Programa Saúde da Família.

Além das UBSF´s com recursos do PAC 2, a Prefeitura constrói uma unidade de PSF (Programa Saúde da Família) no Jardim Nova Europa, outra parceria com o governo federal, por meio do Ministério da Saúde.

Também estão em construção duas UPAS 24h (Unidades de Pronto Atendimento), uma no Jardim Rosolen e outra no Jardim Amanda. A Prefeitura pretende inaugurar, ainda neste mês, a Unidade Básica de Saúde do Jardim Nova Hortolândia, que atenderá a região da Vila Real, além do Centro de Referência da Saúde da Mulher, em fase final de construção no bairro Chácaras Panaino, próximo ao residencial Green Park.