Prefeitura asfalta acessos para Avenida da Emancipação

Nova pista será liberada para motoristas até o final deste mês

A Prefeitura de Hortolândia asfalta as duas alças que ligam a rotatória de acesso à rodovia SP-101 ao trecho de mão dupla da avenida da Emancipação. A implantação dos acessos provisórios é a saída encontrada pela Administração para garantir que o motorista utilize a segunda pista da avenida até que o Estado construa as alças de acesso definitivas.

De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, os acessos e a pista duplicada recebem a segunda camada de asfalto. O próximo passo será sinalizar a via. “Trabalhamos para liberar a pista duplicada aos motoristas até o final deste mês. A obra é muito importante para reduzir o congestionamento em horários de pico. Vai melhorar o trânsito, mas a solução definitiva depende da alça de acesso definitiva que será construída pelo Estado”, disse o secretário.

Desde o início do ano, o prefeito Angelo Perugini aguarda a Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo) implantar a alça de acesso que ligará a Rodovia SP-101 à avenida da Emancipação, obra de responsabilidade do governo do Estado.

Para agilizar a construção da alça pelo Estado, responsável pela área de intervenção, a Prefeitura já desapropriou os terrenos necessários, realizou o estudo técnico de contagem de veículos para medir o impacto da obra para a rotatória e o viaduto, além de elaborar o projeto básico.

“Estamos fazendo a nossa parte e esperamos uma ação da Artesp. Construímos esse acesso e vamos liberar o trecho duplicado para garantir um tráfego rápido, mais tranqüilo aos usuários que hoje sofrem com congestionamento”, disse o prefeito.

O primeiro acesso, localizado um pouco antes da rotatória, beneficiará motoristas que saem das rodovias SP-101e Bandeirantes (sentido Monte Mor-Hortolândia) e dos bairros da região do Jardim Terras de Santo Antonio que terão acesso direto à segunda pista da Avenida da Emancipação.

A segunda alça, localizada na rotatória, beneficiará motoristas que vêm de Campinas pela Rodovia SP-101 e da região do Jardim Rosolen com destino à avenida da Emancipação.

PICO

Para duplicar a avenida da Emancipação, a Prefeitura investe R$ 2.728.240,83. Nesta primeira etapa, a Administração transforma em pista dupla 1, 2 quilômetros de extensão da via, trecho que vai da rotatória da empresa EMS até o residencial Green Park, perto do Hospital Municipal. Ao todo, a avenida tem três quilômetros de extensão.

Estudo realizado pela Prefeitura apontou que em horários de pico entram e saem de Hortolândia pela avenida da Emancipação 2.600 veículos por hora, das 6h30 às 7h30, e 2.800/hora no final da tarde, entre as 17h e 18h. Nos picos de movimento, os usuários enfrentam congestionamentos de pelo menos dois quilômetros.