Avenida da Emancipação recebe sinalização no trecho duplicado

Prefeitura sinaliza solo e implanta novos semáforos para disciplinar trânsito na nova pista

Depois de concluir as obras de asfalto da segunda pista da Avenida da Emancipação, a Prefeitura de Hortolândia sinaliza o trecho de mão dupla. Para isso, a Secretaria de Planejamento Urbano executa a sinalização de solo e instala novos semáforos. As medidas são necessárias para liberar a pista aos motoristas ainda neste mês.

De acordo com o diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, o engenheiro Julio Casangel, foram instalados dois grupos de semáforos no cruzamento das ruas Cuba e Aroldo Costa Camargo com a avenida. O objetivo dos sinaleiros é disciplinar o trânsito com os novos retornos criados naquele trecho.

Para liberar a pista, a Prefeitura construiu duas alças provisórias de acesso para o motorista que vem da rotatória de acesso à Rodovia SP-101 rumo à avenida da Emancipação.

Casangel explicou que o congestionamento da avenida será totalmente resolvido quando o governo estadual construir a alça definitiva de acesso que ligará a Rodovia SP-101 à avenida da Emancipação.

Enquanto aguarda o Estado realizar a obra, a Prefeitura implantou duas alças provisórias que ligam a rotatória de acesso à rodovia SP-101 ao trecho de mão dupla da avenida da Emancipação. É a saída encontrada pela Administração para liberar a segunda pista da avenida aos motoristas.

“Todas essas medidas garantirão fluidez no trânsito pela avenida da Emancipação, principalmente para quem entra na cidade. O tráfego ficará mais organizado e resultará em menos congestionamento também para quem sai do município pela via. É uma soma de esforços desta Administração para facilitar o dia a dia do motorista”, explica Casangel.

R$ 2,7 milhões

Para duplicar a avenida da Emancipação, a Prefeitura investe R$ 2.728.240,83. Nesta primeira etapa, a Administração transforma em pista dupla 1, 2 quilômetros de extensão da via, trecho que vai da rotatória da empresa EMS até o residencial Green Park, perto do Hospital Municipal. Ao todo, a avenida tem três quilômetros de extensão.

Estudo realizado pela Prefeitura apontou que em horários de pico entram e saem de Hortolândia pela avenida da Emancipação 2.600 veículos por hora, das 6h30 às 7h30, e 2.800/hora no final da tarde, entre as 17h e 18h. Nos picos de movimento, os usuários enfrentam congestionamentos de pelo menos dois quilômetros.