Prefeitura constrói Centro de Eventos Culturais para a Terceira Idade

Espaço de cerca de 700 m² oferece estrutura para atividades de formação cultural e lazer

A população da Melhor Idade de Hortolândia terá um local privilegiado para atividades de cultura e lazer. A Prefeitura constrói, no Jardim Amanda, o Centro de Eventos Culturais com anfiteatro para atividades de formação, realização de pequenos eventos e palestras sobre qualidade de vida. Com investimento de aproximadamente R$ 1,4 milhão, a Administração ampliará a qualidade de vida da comunidade ao garantir cesso gratuito à cultura e ao lazer.

O projeto arquitetônico divide o centro em dois pavimentos. No setor térreo estão localizados o anfiteatro com capacidade para 80 pessoas, área administrativa, oficina multiuso e sanitários. Um elevador facilitará o acesso dos usuários ao piso superior onde funcionarão duas salas multiuso e outro conjunto de banheiros.

Para construir o Centro de Eventos Culturais, a Prefeitura conta com auxílio financeiro do governo federal, por meio do Ministério do Turismo. A obra é executada num terreno de cerca de 4.600 metros quadrados, entre as ruas Carlos Lacerda, Prestes Maia e Casemiro de Abreu. A área construída é de aproximadamente 700 m².

Além da área cultural, o projeto contempla ciclovia, pista de caminhada, estacionamento e quadra poliesportiva na área em frente ao Centro, na parte de cima da lagoa do bairro.

De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, a pista de caminhada está em execução com a instalação de piso ecológico, feito de blocos de concreto intertravados, no trecho às margens da lagoa que começa na Rua Tirantes e vai até a Casemiro de Abreu.

“Também iniciamos o serviço de terraplenagem que dá início à instalação da primeira quadra poliesportiva, localizada na Rua Tirandentes. A outra será executada no entorno da lagoa, na Rua Casemiro de Abreu”, explica o secretário. A obra será concluída até o primeiro trimestre do ano que vem.

Dança, música, teatro

O secretário de Cultura, Tino Sampaio, adianta que o Centro de Eventos Culturais do Jardim Amanda disponibilizará para a comunidade oficinas de música, dança e teatro. O espaço também será utilizado para a prática de liang gong (ginástica chinesa) e para a promoção de palestras educativas sobre qualidade de vida.

“As atividades realizadas no centro têm como público alvo a população da Melhor Idade com foco na formação cultural e em ações que tratam da qualidade de vida. Mas, também planejamentos atividades que envolvam a comunidade em geral. O Centro está numa área que terá complexo esportivo com ciclovia, pista de caminhada, lago, estrutura que permite trabalhar o ser humano de modo integral: corpo e mente”, afirma o secretário.