Prefeitura libera segunda pista da Avenida da Emancipação para motoristas

Obra reduzirá congestionamento na principal via de acesso à cidade pela Rodovia SP-101

Com a expectativa de reduzir o congestionamento de veículos, a Prefeitura liberou para o trânsito o primeiro trecho duplicado da Avenida da Emancipação, principal via de acesso a Hortolândia pela Rodovia SP-101. Motoristas utilizam a nova pista desde às 12h desta quinta-feira (23/08). Para transformar a avenida em mão dupla, o prefeito Angelo Perugini investiu cerca de R$ 2,7 milhões.

Agentes de trânsito fazem plantão em pontos estratégicos da avenida para orientar os motoristas. “Pedimos o máximo de atenção à sinalização. Neste período de adaptação colocamos, inclusive, cavaletes para disciplinar o trânsito nos pontos que exigem mais atenção do motorista”, observa o diretor do Departamento de Mobilidade Urbana”, Julio Casangel.

Para liberar a pista, a Prefeitura construiu duas alças provisórias para o motorista que vem da rotatória de acesso à Rodovia SP-101 rumo à avenida da Emancipação. O prefeito Angelo Perugini reivindica ao Estado a construção da alça definitiva, por meio da Artesp (Agência Reguladora dos Transportes do Estado de São Paulo). “Fizemos nossa parte em respeito às pessoas que utilizam a avenida. Agora, esperamos que o Estado faça a dele”, afirma o prefeito.

O primeiro acesso, localizado um pouco antes da rotatória, beneficiará motoristas que saem das rodovias SP-101e Bandeirantes (sentido Monte Mor-Hortolândia) e dos bairros da região do Jardim Terras de Santo Antonio que terão acesso direto à segunda pista da Avenida da Emancipação.

A segunda alça, localizada na rotatória, beneficiará motoristas que vêm de Campinas pela Rodovia SP-101 e da região do Jardim Rosolen com destino à avenida da Emancipação.

Antes de liberar a pista, a Prefeitura implantou sinalização em todo o trecho duplicado, além de dois conjuntos de semáforos nos cruzamentos da avenida com as ruas Cuba e Aroldo Costa Camargo, região do Jardim Santa Clara, que servirão como rota de retorno aos motoristas.

“Todas essas medidas garantirão mais fluidez no trânsito, principalmente para quem entra na cidade, reduzindo o congestionamento também para quem sai do município. A solução está na construção da alça definitiva de acesso, responsabilidade do Estado. A Prefeitura fez a parte dela”, explica o diretor do Departamento de Mobilidade Urbana, Julio Casangel.

Estudo realizado pela Prefeitura apontou que em horários de pico entram e saem de Hortolândia pela avenida da Emancipação 2.600 veículos por hora, das 6h30 às 7h30, e 2.800/hora no final da tarde, entre as 17h e 18h. Nos picos de movimento, os usuários enfrentam congestionamentos de pelo menos dois quilômetros.

ASFALTO  E  ILUMINAÇÃO

Nesta primeira etapa, a Administração transformou em pista dupla 1, 2 quilômetro de extensão da via, trecho que vai da rotatória da empresa EMS até o residencial Green Park, perto do Hospital Municipal. Ao todo, a avenida tem três quilômetros de extensão.

Além das obras de infraestrutura (sistema de drenagem de águas pluviais, guias, sarjetas e asfalto), a segunda pista da avenida recebeu nova iluminação, com lâmpadas mais potentes. Também recebe serviços de paisagismo nos canteiros centrais com o plantio de grama. “Agora, vamos colocar asfalto novo na pista antiga da avenida que já conta com nova iluminação”, adianta o secretário de Obras, Marcelo Zanibon.