Praça recebe iluminação especial, calçadão e monumento de São Francisco de Assis

Intervenções da Prefeitura transformam ponto histórico de Hortolândia em ponto de lazer para todas as idades

O monumento de São Francisco de Assis chama a atenção na praça reformada pela Prefeitura de Hortolândia, na Vila Real, que leva o mesmo nome do Santo. À noite, a estátua é iluminada pelas potentes lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz) que começaram a funcionar no local. Outra novidade é que a Prefeitura integrou a área de lazer às escadarias da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, por meio do calçadão de blocos de concreto.

As ações são parte da segunda etapa de revitalização

da praça, um investimento de R$ 577.252,40 que transformou um dos pontos históricos de Hortolândia em local de convívio das famílias. Equipamentos para a prática de ginástica ao ar livre, revitalização do paisagismo, novos bancos, lixeiras, fechamento do parque infantil completam o projeto.

De acordo com a Secretaria de Obras, as luminárias de LED garantem mais luminosidade, têm vida útil mais longa que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, apresentam baixo consumo de energia elétrica e facilidade na manutenção. “Esse tipo de iluminação proporciona emissão de luz constante e uniforme, gerando um ambiente mais seguro e sustentável”, afirma o secretário de Obras, Marcelo Zanibon.

As modificações na praça começaram em 2008, quando o prefeito Angelo Perugini iniciou a primeira etapa da reforma. Na época, o espaço de lazer ganhou parque infantil, novo paisagismo com a ampliação dos canteiros que receberam mudas de plantas de várias espécies. O piso de mosaico português foi substituído por blocos de concreto.

“A Praça São Francisco de Assis é um ponto histórico de Hortolândia que merece ser valorizado. Por isso, investimos na revitalização que transformou o local num ponto de convívio das famílias, com equipamentos que garantem lazer para crianças, jovens e idosos”, afirma o prefeito.

“Reforma deu vida à praça”

As intervenções valorizam mudanças que permitem maior integração da comunidade com o espaço. Por isso, a Prefeitura modificou a posição dos bancos para implantação de locais de convivência e ampliou as áreas de circulação.

O objetivo foi alcançado. Que passa pelo local pode observar a comunidade utilizando o espaço em qualquer horário do dia, seja para a prática gratuita de atividades físicas nos equipamentos de ginástica disponíveis, seja para levar os filhos para brincar no playground ou, simplesmente, bater um papo.

“Essa reforma deu vida para a praça. Trago meu filho para brincar no parquinho e aproveito para perder calorias utilizando os equipamentos de ginástica. Dá gosto ter um espaço deste perto de casa”, elogia a dona de casa Ana Maria Leal, moradora da Vila Real Continuação.