Prefeitura inaugura parque socioambiental as margens do Ribeirão Jacuba, neste sábado

Área de lazer de lazer é novo cartão postal da região central

A Prefeitura de Hortolândia inaugura, neste sábado (1º/09), às 9h, o Parque Socioambiental Renato Dobelin, localizado às margens do Ribeirão Jacuba, na região central. A área de lazer faz parte do pacote de obras de contenção de enchentes que recebe investimentos de R$ 60 milhões, uma parceria da Administração com o governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

O parque tem cerca de dois mil metros quadrados. Começa às margens do Ribeirão Jacuba, a partir da Ponte Osmar Dobelin (antiga ponte do Bradesco), e segue até o Viaduto 17 de Abril.  A margem direita do manancial abriga ciclovia, calçada ecológica feita de blocos de concreto intertravados, coreto, teatro de arena, parque infantil, bancos, lixeiras, além de paisagismo com plantio de grama e árvores.

No lado esquerdo do córrego, a Prefeitura iniciou a recomposição da mata ciliar com o plantio de mudas de árvores nativas a exemplo Pau Ferro, Jequitibá, Jatobá, Araçá, Pitanga, Paineira, Manacá da Serra, Quaresmeira, entre outros. As espécies foram plantadas, nesta sexta-feira (31/08), com a participação da comunidade e envolveu alunos da rede municipal de ensino.

“Canalizamos o Ribeirão Jacuba, no trecho do Centro, e, o parque embeleza o local. A ação reforça o compromisso do prefeito Angelo Perugini em transformar faixas de preservação ambiental em áreas de lazer para a população”, afirma o secretário de Obras, Marcelo Zanibon.

O secretário destaca que o parque socioambiental integra as ações da Prefeitura para revitalização do Centro. Já foram realizadas mudanças no sistema viário com a criação de novas ruas, prolongamento de vias, instalação de rotatórias e reestruturação da ponte Osmar Dobelin, que liga a Vila Real ao Centro.

“Também instalamos iluminação mais potente nas vias públicas, criamos o estacionamento rotativo para organizar o trânsito, além de incentivar a instalação de novos empreendimentos nos setores de comércio e serviços”, completa o secretário.

OITO PARQUES

O Parque Socioambiental Renato Dobelin é um dos oito parques em implantação na encosta do Ribeirão Jacuba e seus afluentes, previstos no projeto Corredor Ecológico de Hortolândia, em execução pela Prefeitura.

Quando o Corredor Ecológico estiver pronto, a população contará com um cinturão verde de 6,3 quilômetros quadrados de áreas públicas de preservação, lazer e recreação. O espaço verde equivale a 10% de extensão territorial da cidade, que é de 62,2 km².

Para implantar o Corredor Ecológico, a Prefeitura constrói parques lineares, recupera nascentes d´água, realiza obras de combate à enchente, amplia espaços de lazer e recreação, tira famílias da beira de córregos, promove a regularização fundiária de áreas, além de criar ciclovias.

Também são parte do Corredor Ecológico o Parque Socioambiental Chico Mendes, já em funcionamento na região central, e o Parque Linear do Jardim Santa Fé, em fase de licitação. O Corredor Ecológico integra o Programa Hortolândia Viva, uma série de ações de recuperação e preservação ambiental realizada pela Prefeitura em conjunto com as secretarias do governo.

Renato Dobelin, o jovem que dá nome ao parque

O nome do parque é uma homenagem ao jovem Renato Dobelin, morto em 2008, durante um assalto. O parque faz fundos com a casa, localizada na rua Rosa Maestrelo, Vila São Francisco, onde Dobelin passou a infância e adolescência, sempre rodeado pelos irmãos, primos e amigos. É filho de Leobino Dobelin e Maria José Guilherme, família tradicional de Hortolândia.

Renato Dobelin nasceu em 27 de janeiro de 1973. Estudou na Escola Estadual Manoel Ignácio da Silva. Trabalhou na Prefeitura de Hortolândia. Boa parte dos moradores da rua Rosa Maestrelo é parente de Renato e relembra da época em que, quando menino, ele, irmãos e primos nadavam no Ribeirão Jacuba.