Moradores acompanham início das obras do novo viaduto do Jardim Sumarezinho

Prefeitura entregará duplicação da ponte em seis meses

Um ato público com a participação da comunidade oficializou, nesta sexta-feira (31/08), o início das obras de duplicação da ponte que liga o Jardim Sumarezinho ao bairro Santa Emília. A obra fará a transposição da ferrovia por meio da construção de um viaduto com alargamento do trecho viário e instalação de passagem para pedestres.

Para construir o novo viaduto sobre a linha férrea, a Prefeitura investirá R$ 1.381.480,86. A previsão da Secretaria de Obras é de que o trabalho seja concluído em até seis meses. Operários realizam a limpeza do canteiro de obras. Na próxima segunda-feira, os trabalhadores começarão a fundação dos pilares que darão sustentação ao viaduto.

De acordo com a Secretaria de Obras, a ponte terá 50 metros de extensão e 10 metros de largura, com passagem exclusiva para pedestres. Começa na Rua João de Mello Costa (Jardim Santa Emília), passa sobre a linha férrea, até a Rua Leal J. dos Santos (Jardim Sumarezinho).

Quanto entrar em operação, a passagem será utilizada para o tráfego sentido Sumarezinho-Santa Emília. A ponte que já existe será reformada é vai ser utilizada no sentido contrário Santa Emília-Sumarezinho.

Com a obra, o prefeito Angelo Perugini atende a uma reivindicação antiga da comunidade. “Essa obra é mais uma conquista dos moradores que acompanharam todas as ações da Prefeitura para viabilizá-la. Com a união de todos, conseguimos cumprir o compromisso assumido com a população”, afirma o prefeito.

Atualmente, motoristas e pedestres enfrentam dificuldade e risco de acidente ao transitar na passagem estreita que interliga as duas regiões, sem faixa para pedestres.

“Essa obra é muito importante para o sistema viário da cidade. Vai possibilitar o trânsito seguro no deslocamento de uma região para outra. Mais que uma obra, o novo viaduto vai proteger vida de motoristas, pedestres, inclusive crianças que atravessam do Sumarezinho para o Santa Emília e vice-versa”, observa o secretário de Obras, Marcelo Zanibon.

Novo sistema viário

A duplicação da ponte do Jardim Sumarezinho faz parte das ações da Prefeitura para reestruturar o sistema viário da cidade.  Na próxima semana, a Prefeitura iniciará a construção da Ponte da Integração que ligará as regiões Leste e Oeste da cidade.

Desde 2005, a Administração trabalha para unir geograficamente os bairros de Hortolândia. Neste período, instalou a Ponte da Cobrasma (que interliga a região central do Nova Europa e ao Novo Ângulo), além das pontes da Vila Inema, Jardim Malta, Santa Fé e reconstruiu a ponte do Jardim Minda.

Também trabalha sério no planejamento viário da cidade com medidas capazes de suportar o crescimento populacional da cidade para os próximos 30 anos. As diretrizes são apontadas pelo Plano Diretor Viário, elaborado com a participação da comunidade. O projeto prevê pontes, viadutos, avenidas marginais, rotatórias e ciclovias que vão integrar a cidade e facilitar o ir e vir das pessoas.