Parque as margens do Jacuba é novo ponto de cultura em Hortolândia

Prefeitura inaugura área de lazer com dança, música e homenagem à família do jovem Renato Dobelin que dá nome ao espaço

Com muita animação, música e dança, a Prefeitura de Hortolândia inaugurou, sábado (1º/09), o Parque Socioambiental Renato Dobelin, localizado as margens do Ribeirão Jacuba, na região central. O espaço, que conta com coreto e teatro de arena, oferecerá à população programação cultural variada, pelo menos um vez por mês, segundo o secretário de Cultura, Tino Sampaio.

Na inauguração do coreto e do teatro de arena, os visitantes puderam assistir ao show do grupo Pioneiros da Catira, apresentações da Banda Municipal e de capoeira. “Em parceria com grupos de teatro da cidade, Escola de Música e outros artistas, vamos oferecer uma boa programação cultural, pelo menos uma vez por mês. As atividades culturais serão um atrativo a mais para quem passa pelo Centro”, adianta o secretário de Cultura.

Além da área reservada à promoção de eventos culturais, o Parque Socioambiental conta com ciclovia, calçada ecológica feita de blocos de concreto intertravados, parque infantil, bancos, lixeiras e espaço arborizado. Os equipamentos de lazer e cultura estão localizados na margem direita do ribeirão, a partir da Ponte Osmar Dobelin (antiga ponte do Bradesco) até o Viaduto 17 de Abril.

No lado esquerdo do córrego, a Prefeitura iniciou a recomposição da mata ciliar com o plantio de mudas de árvores nativas a exemplo Pau Ferro, Jequitibá, Jatobá, Araçá, Pitanga, Paineira, Manacá da Serra, Quaresmeira, entre outros.

A área de lazer faz parte do pacote de obras de contenção de enchentes que recebe investimentos de R$ 60 milhões, uma parceria da Administração com o governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

“Este parque reforça o compromisso do prefeito Angelo Perugini em transformar faixas de preservação ambiental em áreas de lazer para a população. Também faz parte do projeto de revitalização do Centro que já recebeu mudanças no sistema viário, reestruturação da ponte que liga a Vila Real ao Centro e nova iluminação”, observa o secretário de Obras, Marcelo Zanibon.

O nome do parque é uma homenagem ao jovem Renato Dobelin (1973 a 2008), morto durante um assalto. O parque faz fundos com a casa, localizada na rua Rosa Maestrelo, Vila São Francisco, onde Dobelin passou a infância e adolescência, sempre rodeado pelos irmãos, primos e amigos. É filho de Leobino Dobelin e Maria José Guilherme, família tradicional de Hortolândia.

Para o secretário de Governo, Geraldo Estevo Pinto, a inauguração do parque consolida o projeto iniciado pelo prefeito Angelo Perugini, em 2005. “Esta é a primeira fase de uma obra que mudará para sempre a imagem da região central de Hortolândia. É fruto do trabalho de diversas secretarias, coordenado pelo prefeito Angelo Perugini. Estamos devolvendo à natureza aquilo que lhe pertence, as matas ciliares a as áreas de proteção. As margens do Ribeirão Jacuba estamos ouvindo o brado de uma nova cidade, agora de fato emancipada”, afirmou o secretário.

A cerimônia de inauguração contou a com a presença da deputada estadual Ana Perugini, moradores, secretários e familiares de Renato Dobelin. Quem passou pelo local também prestigiou os produtos em exposição na Feira de Economia Solidária que reúne artesãos e empreendedores da área de alimentação.

CORREDOR ECOLÓGICO

O Parque Socioambiental Renato Dobelin é um dos oito parques em implantação na encosta do Ribeirão Jacuba e seus afluentes, previstos no projeto Corredor Ecológico de Hortolândia, em execução pela Prefeitura.

Quando o Corredor Ecológico estiver pronto, a população contará com um cinturão verde de 6,3 quilômetros quadrados de áreas públicas de preservação, lazer e recreação. O espaço verde equivale a 10% de extensão territorial da cidade, que é de 62,2 km².