Hortolândia pode abrigar hospital de trauma para atender a região

Prefeito oferece ao Ministério da Saúde área de 65 mil m² para implantar o serviço regional

O prefeito Angelo Perugini ofereceu ao Ministério da Saúde uma área de 65 mil m² para a construção de um hospital de trauma para atender Hortolândia e região. A solicitação do hospital foi feita ao ministro Alexandre Padilha durante a inauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) e UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento), sexta-feira (07/09), no Jardim Nova Hortolândia. O Ministério da Saúde avaliará a proposta de Perugini.

De acordo com o prefeito, a RMC (Região Metropolitana de Campinas) carece de um hospital especializado no atendimento de pessoas vítimas de traumas decorrentes de acidentes de trânsito, trabalho, doméstico ou desportivo.  “Um hospital como esse desafogaria o atendimento em hospitais da região e agilizaria o atendimento à população”, disse o prefeito, que sugere um hospital especializado com 400 leitos.

Com o objetivo de reduzir o número de óbitos e seqüelas provocados por traumas, o Ministério da Saúde colocou em consulta pública, no mês passado, o documento que cria a Linha de Cuidado ao Trauma no SUS (Sistema Único de Saúde).

O documento busca subsidiar a organização dos serviços no Sistema Único de Saúde e definir a habilitação de centros especializados e estimular a melhoria do acesso à população.

A Linha de Cuidado trará a definição de três tipos de habilitação para unidades que queiram se integrar à rede de traumatologia, com criação de incentivos financeiros diferenciados para as unidades.

As principais novidades são a definição das diretrizes clínicas para o tratamento de pacientes, o estabelecimento de um protocolo único, a habilitação de centros de trauma e a criação de incentivos financeiros diferenciados para esses hospitais.

O objetivo imediato da iniciativa, segundo o Ministério da Saúde, é gerar estímulo à aplicação de medidas intersetoriais de prevenção a acidentes e violência, e a organização dos serviços de saúde para o cuidado qualificado às vítimas de trauma, uma vez que o SUS já realiza atendimentos a esses usuários, independente da causa – acidentes de trânsito ou domésticos, quedas, tentativas de homicídio, entre outras.