Prefeito vistoria obras da ponte estaiada

A passagem com 600 metros de extensão e 16,9 metros de largura ligará as regiões Leste e Oeste de Hortolândia

O prefeito Angelo Perugini visitou, nesta segunda-feira (24/09), as obras de fundação da ponte estaiada. A passagem de 600 metros de extensão ligará as regiões Leste e Oeste de Hortolândia, um investimento de aproximadamente R$ 64,4 milhões. Perugini percorreu o canteiro de obras acompanhado dos secretários Marcelo Borges (Chefia de Gabinete) e José Carlos Gimenes Alves (Finanças).

Durante a visita conversou com engenheiros e operários que trabalham na edificação da ponte.

“Por meio desta ponte, vamos unir o município pelo sistema viário desde a região do Amanda até o Novo Ângulo, além de otimizar o escoamento da produção industrial ao facilitar o acesso das empresas à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), que faz ligação com as rodovias Anhanguera e Bandeirantes. É uma obra necessária diante do desenvolvimento econômico e social de Hortolândia”, observa Perugini.

O eixo de integração tem início na rua João José da Silva, no Jardim Santa Rita de Cássia, continuação da avenida Olívio Franceschini, e faz interligação com a avenida Projetada, extensão da Avenida Antonio da Costa Santos, no Jardim Nova América. A ponte fará a travessia sobre as lagoas de contenção de enchente, em construção pela Prefeitura às margens do Ribeirão Jacuba, na região do Jardim Carmem Cristina.

A passagem terá 600 metros de extensão e 16,9 metros de largura, com duas pistas e duas faixas para circulação de veículos em cada via. O projeto prevê faixas para passagem de pedestres e ciclovia. No entorno da interligação, a Prefeitura realizará obras necessárias para adaptação do sistema viário a exemplo de asfalto, abertura de novas ruas e paisagismo.

De acordo com Sebastião Roberto Ronquim, engenheiro civil da Paulitec Construções Ltda, empresa contratada pela Prefeitura para realizar a obra, o apoio do vão central da ponte terá dois blocos, com cinco tubulões cada. Da estrutura nascerá o imponente mastro com 74 metros de altura, onde estarão conectados 16 pares de estais.

“A função dos estais vai além da beleza arquitetônica. Eles são utilizados em locais onde o uso dos pilares convencionais não é aconselhável para sustentar a ponte, caso deste trecho sobre as lagoas”, explicou Ronquim.

Os vãos extremos da ponte estaiada, com extensão que soma 429 metros, serão sustentados com vigas de concreto pré-moldadas, sistema utilizado na construção de pontes convencionais. A estrutura necessitará de 14 apoios de concreto com três pilares cada.

Obra gera 170 empregos diretos

A previsão da Administração é de que obra seja concluída em até 18 meses. A construção da ponte vai gerar 150 empregos diretos para operários da construção civil. Atualmente, 50 operários trabalham no canteiro de obras. Outras 20 pessoas formam o quadro de profissionais da área administrativa da obra.

O projeto da ponte estaiada é financiado pelo banco venezuelano CAF (Cooperação Andina de Fomento), que emprestou para a Prefeitura US$ 22,1 milhões. A operação financeira tem o aval do governo federal, avalista da Administração.