Moradores do Jd. Santa Clara 2 já podem pedir ligação de esgoto

Prefeitura e Sabesp intensificam obras para garantir coleta e tratamento dos detritos domésticos naquela região

A ligação das residências a rede coletora de esgoto está liberada no bairro Jardim Santa Clara do Lago 2, em Hortolândia. Em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), a Prefeitura intensifica a implantação da rede coletora de esgoto naquela região, onde moram cerca de 1.500 famílias.

De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, os moradores já podem solicitar a ligação das casas à rede coletora de esgoto para a Sabesp. O pedido pode ser realizado por meio do telefone 195 ou 3865-1091. O pedido também pode ser feito no escritório da concessionária, localizado na Rua Ernesto Bergamasco, nº 204, Vila Real.

Zanibon explica que, agora, a concessionária trabalha para resolver a situação dos imóveis que apresentam obstáculos sobre a viela sanitária, em algumas quadras do Jardim Santa Clara 2, para que as famílias que moram nesses lugares também sejam beneficiadas com a coleta de esgoto.

As intervenções para solucionar o problema são necessárias em imóveis das ruas Equador, Nicarágua, Cuba, Venezuela, México, Haiti, Salvador Panamá, Argentina e Peru.

Paralelo aos trabalhos em realização no Jd. Santa Clara 2, operários preparam as ruas do Jardim Santa Clara 1 para instalação da rede coletora de esgoto. Juntos, os dois bairros possuem cerca de 1.500 imóveis que serão interligados ao sistema de esgoto sanitário.

As obras em realização fazem parte do pacote que inclui os bairros Campos Verdes, Jardim Mirante, Residencial Maria de Lourdes, Parque São Miguel, Jardim Santana, Residencial São Sebastião e Parque Peron.  Ao todo, 4 mil famílias serão beneficiadas, um investimento de R$ 12,7 milhões.

Atualmente, Hortolândia coleta 72% do esgoto produzido na cidade e trata 100%. O compromisso da Sabesp é garantir 100% de coleta e tratamento até 2014. Para isso, investiu R$ 15 milhões na construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), com capacidade para tratar 350 litros de esgoto por segundo.

UNIÃO DE ESFORÇOS

O avanço nas obras de saneamento é resultado da soma de esforços da Prefeitura, comunidade e Sabesp. Desde 2005, quando assumiu a Prefeitura, Perugini se uniu à população e propôs à concessionária o trabalho em parceria para solucionar a questão do esgoto na cidade.

Neste período, o município saiu do marco zero de coleta de resíduos domésticos para 72%, com 100% de tratamento. A meta é atender 100% da cidade.