Prefeitura e Sabesp instalam rede de esgoto na região do Taquara Branca

Parceria agiliza obra prevista pela concessionária para 2013

A Prefeitura de Hortolândia instala a rede coletora de esgoto na região do Taquara Branca formada pelos bairros Parque Horizonte, Novo Horizonte e Chácaras Planalto. Até o final deste ano, as cerca de 300 residências que integram a região estarão interligadas ao sistema público de coleta e tratamento dos detritos domésticos. A obra é realizada pela Administração em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

No acordo feito entre a Prefeitura e a Sabesp, a concessionária fornece a tubulação necessária para interligar as residências ao sistema de coleta de esgoto. Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, a Administração disponibiliza mão de obra para otimizar a execução do serviço, que seria realizado pela concessionária somente em 2013.

“Decidimos ajudar a Sabesp na execução da rede de esgoto para agilizar o cronograma de obras e a Prefeitura ficar liberada para realizar as obras de asfalto no bairro, uma reivindicação dos moradores. Juntamos esforços e pretendemos finalizar a instalação da tubulação até o final deste ano”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, Sidney Fuzetti.

A Prefeitura fez a mesma parceria com a companhia de saneamento para implantar a tubulação de esgoto no Jardim Nova Europa, onde moram cerca de 1.700 famílias. O trabalho conjunto garante mais qualidade de vida aos moradores do Nova Europa que também recebe obras de asfalto.

Desde 2005, quando assumiu a Prefeitura, o prefeito Angelo Perugini se uniu à população e propôs à Sabesp o trabalho em parceria para solucionar a questão do esgoto na cidade.

Neste período, o município saiu do marco zero de coleta de resíduos domésticos para 72%, com 100% de tratamento. A meta é atender 100% da cidade.

EDUCAÇÃO E SAÚDE

Além das obras de saneamento básico, a região do Taquara Branca recebe investimentos na área de saúde. Em parceria com o governo federal, por mio do PAC2 (Programa de Aceleração do Cresacimento), a Prefeitura constrói uma UBSF (Unidade Básica de Saúde) no bairro. A previsão é de que a unidade entre em funcionamento até o primeiro trimestre do ano que vem. Neste ano, o bairro também passou a contar com uma escola municipal de ensino integral.