UPA do Jardim Amanda começa a ganhar forma

Prefeitura levanta paredes da unidade de saúde utilizando estrutura pré-moldada de concreto para agilizar o serviço

A Prefeitura de Hortolândia levanta as paredes da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) em construção no Jardim Amanda. Operários utilizam placas pré-moldadas de concreto, material que garante agilidade ao serviço. A UPA 24h funcionará na rua Cândido Portinari e terá 1.200 m² de área construída.

Para construir a UPA-Jd.Amanda são investidos cerca de R$ 2,9 milhões, uma parceria da Prefeitura com  o Ministério da Saúde, que contribui com recursos de R$ 1,4 milhão para realização da obra.

O projeto arquitetônico segue o padrão do governo federal, com estrutura de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e as portas de urgência hospitalares.

A UPA Amanda oferecerá serviços de raio-x, eletrocardiograma, laboratórios de exames, além de leitos de observação adulto e infantil para atendimentos até 24h.

Além da estrutura padrão das UPA´s, a unidade terá posto de enfermagem, posto policial, estacionamento para pacientes, além de espaço para armazenar cadáveres temporariamente.

De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, a previsão é de que a UPA-Jd. Amanda seja entregue à população até o primeiro trimestre de 2013.

O secretário municipal de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi, informou que a instalação da UPA 24h no Jardim Amanda desafogará o atendimento no hospital municipal.

“As UPAS são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como vítimas de acidentes e problemas cardíacos, assim contribuem para desafogar as urgências dos hospitais e reduzir o tempo de espera por atendimento”, explica Zanardi.

De acordo com o Ministério da Saúde, nas localidades em que estão em pleno atendimento, as UPAs dão conta de atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 97% dos pacientes que as procura.

Mais UPA´S

No mês passado, Hortolândia colocou em operação sua primeira UPA 24h. O serviço funciona no Jardim Nova Hortolândia, ao lado da UBS (Unidade Básica de Saúde) inaugurada no mesmo dia. As duas unidades são responsáveis pelo atendimento de 70 mil pessoas da região da Vila Real.

Além do Jardim Amanda, a Prefeitura constrói uma UPA 24h no Jardim Rosolen, outra parceria com o Ministério da Saúde. A UPA Rosolen recebe investimentos de R$ 2,8 milhões.