Centro Especializado em Saúde da Mulher está na fase de acabamento

Mamografia, ultrassonografia e monitoramento fetal estão entre os serviços que serão oferecidos no local

A construção do Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher) entra na fase final. Operários instalam aparelhos de ar condicionado e finalizam a pintura de portas e janelas da unidade de saúde, obra em realização pela Prefeitura de Hortolândia. O investimento de R$ 724 mil vai ampliar a prestação de serviços à população feminina.

Com estrutura moderna, o Cesm abrigará, em 457 m² de área construída, três consultórios de ginecologia, salas para aplicação de medicamentos, realização de exames de ultrassonografia, interpretação de laudos médicos e consultório de enfermagem.

Também disponibilizará salas de mamografia, educação em saúde, monitoramento fetal, fraldário, sanitários feminino e masculino com acessibilidade, área para dispensação de medicamentos, almoxarifado, arquivo, copa e área administrativa.

As cores rosa e vermelho dão o toque feminino ao Cesm, que chega com a proposta de facilitar a vida das mulheres. “Teremos uma equipe de profissionais qualificados para realizar atendimentos que hoje não são realizados pela rede, a exemplo do monitoramento fetal em pacientes com pré-natal de risco. Hoje essas mulheres são encaminhadas para o Caism da Unicamp”, explica a enfermeira, Kely Cristina Franco Martins Fernandes Borges.

AGILIDADE

Outro benefício para a população feminina, adianta a coordenadora, será a redução no tempo de espera para a realização dos exames de mamografia e ultrassonografia.

“Hoje as pacientes aguardam, em média, 60 dias para realizar os exames. Nossa meta com o início de funcionamento do Cesm é reduzir esse tempo para, no máximo, 15 dias. Assim, conseguimos agilizar o diagnóstico e iniciar o tratamento rapidamente”, afirma Kelly.

O Cesm oferecerá, ainda, atendimento psicológico, inclusive em casos de violência doméstica e abuso sexual.

Para construir o Cesm, a Prefeitura contou com o apoio da deputada estadual Ana Perugini que viabilizou recursos financeiros para a implantação do novo serviço. A parlamentar garantiu R$ 440 mil para construção do Centro por meio de emenda parlamentar.