Prefeitura abre licitação para contratar empresa que realizará duplicação da Av. da Emancipação

Administração já prepara via para receber sistema de drenagem de águas pluviais e pavimentação

A Prefeitura de Hortolândia abriu licitação para a contratação de empresa que realizará as obras necessárias para duplicação da Avenida da Emancipação, principal via de acesso à Hortolândia. A obra garantirá fluidez no trânsito e acabará com congestionamentos em horário de pico. Operários já preparam a via para receber as intervenções viárias. A duplicação do primeiro trecho da avenida consumirá investimentos estimados em R$ 3 milhões.

Conforme o edital, os envelopes com as propostas financeiras das empresas participantes da concorrência pública serão abertos no dia 24 de janeiro. Ganha a licitação, a empresa que apresentar a menor proposta financeira.

Na primeira etapa de duplicação da Avenida da Emancipação, receberá mão dupla o trecho de 1,2 quilômetro, que vai da rotatória localizada nas proximidades da empresa EMS até o residencial Green Park, perto do hospital municipal. A extensão total da Avenida da Emancipação é de 3,2 quilômetros.

O prefeito Angelo Perugini assumiu a obra, após o Estado anunciar a duplicação somente para 2013. A implantação da pista dupla está prevista no pacote de obras para instalação do Corredor Metropolitano Noroeste, iniciadas pelo Estado em 2006 e paralisadas há dois anos.

No acordo com o Estado para implantar as vias expressas de ônibus, a Prefeitura fez a parte dela com a desapropriação de áreas e auxílio na elaboração do projeto técnico de forma que as intervenções viárias promovessem a integração de todas as regiões da cidade. O trajeto do Corredor Metropolitano em Hortolândia inclui as avenidas Olívio Franceschini, Santana e Emancipação. O Estado concluiu as obras nas avenidas Olívio Franceschini e Santana.

De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, serão realizadas obras para implantação do sistema de drenagem de águas pluviais, pavimentação, sinalização e ciclovia. “Trabalhamos para entregar a avenida duplicada até o final do primeiro semestre do ano que vem”, adiantou o secretário.

Com a duplicação da via, a Prefeitura garantirá fluidez no trânsito de veículos que registra congestionamentos em horários de pico de aproximadamente um quilômetro. Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves dos Reis, responsável pelo Departamento de Mobilidade Urbana, 3.000 veículos/hora trafegam pela a avenida da emancipação, número que sobe para pelo menos 3.200/hora em horários de pico.

ALÇA DE ACESSO

Outra ação para desafogar o trânsito na Avenida da Emancipação é a implantação de uma alça de acesso que ligará a Rodovia SP-101 à Avenida da Emancipação. Com a intervenção, afirma Reis, os veículos que trafegam sentido Campinas-Hortolândia não precisarão passar pelo trevo de acesso, localizado perto da empresa EMS. Assim, os veículos que andam no sentido Hortolândia-Campinas não terão mais que dar preferencial, o que reduzirá os congestionamentos. A obra está estimada em cerca de R$ 900 mil.