Prefeitura implantará central para monitorar transporte coletivo urbano

Espiões eletrônicos acompanharão trajeto dos veículos em tempo real

O transporte coletivo urbano de Hortolândia será monitorado pela Prefeitura por meio da Central de Monitoramento de Transporte, uma das medidas adotadas pela Administração ampliar a fiscalização do serviço e garantir mais eficiência no atendimento à população. A informação é do secretário municipal de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves dos Reis.

A Central permitirá o acompanhamento do trajeto do ônibus, o controle de horários, tempo das viagens e possíveis imprevistos, por meio do sistema de AVL (Localização Automática de Veículos), com uso de GPS. O monitoramento alcançará toda a frota do transporte urbano composta, atualmente, por 35 veículos.

“Através da Central de Monitoramento poderemos fiscalizar os horários e itinerários da frota de ônibus, mesmo à distância. Isso permitirá que o usuário tenha um transporte coletivo mais eficiente porque a Prefeitura terá controle dos veículos desde a partida até o destino, em tempo real. Nosso objetivo é chegar num patamar de maior qualidade e confiança no transporte coletivo”, justifica Reis.

De acordo com o chefe de Setor de Transporte, Aparecido Serafim, o monitoramento dos veículos deve ser feito diariamente, das 4h30 às 23h30, horário de circulação dos ônibus. Um GPS instalado dentro de cada veículo enviará à Central de Monitoramento uma série de dados que serão convertidos em informações.

“A sala de monitoramento contará com um painel de controle com mapas digitais da área de cobertura, com links de comunicação entre a central e os veículos e sistema de informática capaz de acompanhar a circulação dos ônibus em tempo real. Hoje temos fiscais que fazem isso in locu, mas não é possível fiscalizar toda a frota do transporte coletivo ao mesmo tempo”, explica Serafim.

Para manter a central em funcionamento, a Prefeitura investirá cerca de R$ 100 mil por ano. A previsão é de que o serviço esteja em operação até o primeiro trimestre de 2013. “Hoje recebemos várias ligações de passageiros sobre falhas nos horários dos ônibus. Com a central em funcionamento conseguiremos dar uma resposta imediata ao usuário e tomar medidas em relação à empresa”, exemplifica o chefe do Setor de Transporte.

A instalação da Central de Monitoramento faz parte do projeto de reestruturação do sistema de transporte coletivo urbano que ganhou força com o novo contrato de concessão do serviço de transporte de passageiros, em vigor há dois meses, com regras bastante claras.

As medidas previstas no plano de transporte coletivo urbano beneficiam cerca de 7.500 pessoas que andam de ônibus todos os dias em Hortolândia. Entre as principais ações estão mais rigor na fiscalização do serviço prestado pela concessionária, ampliação da frota de ônibus, novos itinerários, redução do intervalo entre um ônibus e outro, além do subsídio financeiro da Prefeitura para reduzir o valor da tarifa ao usuário.

Benefícios da Central de

Monitoramento do Transporte

Aumento da eficiência operacional dos veículo

Comunicação e informação