Prefeitura entrega frota de veículos do transporte coletivo urbano

Evento oficializa início das atividades da Viação Lira em Hortolândia, nova concessionária do serviço de transporte

O prefeito Angelo Perugini entrega, neste sábado (15/09), às 9h, o primeiro lote de ônibus novos - composto por seis veículos -, que atenderá usuários do transporte coletivo urbano. O evento marca o início das atividades da Viação Lira em Hortolândia, empresa que venceu a licitação para prestar o serviço de transporte de passageiros pelos próximos 15 anos. A entrega dos ônibus ocorre em frente ao Paço Municipal Palácio das Águas, nº 2.500, bairro Remanso Campineiro.

Os seis ônibus possuem elevador para transporte de passageiros com mobilidade reduzida, conforme exigência feita pela Prefeitura no contrato de prestação de serviço. Os carros compõem a frota de 35 veículos para o transporte de passageiros, já em circulação.

A Viação Lira tem até dois anos para completar a frota de 55 veículos prevista em contrato, ampliar o número de linhas do transporte coletivo, de cinco para 15, ações que reduzirão o intervalo entre um ônibus e outro. Para isso, a empresa realizará investimentos de cerca de R$ 17 milhões.

Para o prefeito Angelo Perugini, o novo contrato de concessão dá início a uma nova era no sistema de transporte coletivo urbano.  “Agora, as regras são claras. Antes, o município não tinha lei que regulamentasse o transporte de passageiros. Criamos esta lei no ano passado com instrumentos para a Prefeitura planejar, controlar e fiscalizar o transporte coletivo em benefício da qualidade de transporte à população”, disse Perugini.

Quando Perugini assumiu a Prefeitura, em 2005, já havia uma empresa que operava o sistema de transporte desde 1996, um contrato de concessão feito para 15 anos. “Tivemos que cumprir um contrato obsoleto, sem regras claras, carente de instrumentos de punição em caso de irregularidades na prestação do serviço. Mas viramos esta página com a elaboração do plano de transporte, da lei que disciplina a atividade e a abertura de nova licitação para o serviço. Agora, vamos para os próximos desafios rumo ao transporte de qualidade almejado pela população”, observa o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves dos Reis.

Entre os próximos desafios estão a implantação de estações de transferência na região do Parque dos Pinheiros e Santa Clara do Lago, além da construção de 50 abrigos de ônibus. A estrutura é necessária para a Prefeitura ampliar o número de linhas urbanas e integrá-las ao sistema metropolitano em parceria com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano).

“Vamos implementar, de maneira gradativa, mudanças nos trajetos dos ônibus, permitindo que a população seja servida por mais linhas urbanas, resultando em viagens mais curtas entre os bairros. Com isso, vamos contribuir para o fortalecimento da economia local ao facilitar o acesso das pessoas ao Centro, partindo de qualquer região da cidade”, afirma Reis.

Atualmente, 7.500 pessoas utilizam, diariamente, o transporte coletivo para circular dentro de Hortolândia. Estudo realizado pela Prefeitura mostra que outras 11.000 pessoas utilizam linhas do transporte metropolitano para se deslocar de um bairro para outro, situação que será corrigida com a ampliação do número de linhas urbanas.

Reestruturação já começou

A reestruturação do sistema de transporte coletivo em Hortolândia começou em março deste ano quando a Prefeitura, em parceria com a EMTU, iniciou a integração das linhas municipais com o transporte metropolitano. Para isso, a Administração subdividiu os trajetos já existentes para atender mais bairros e facilitar o acesso à região central.

Por enquanto, a integração é realizada somente no interior do Terminal Metropolitano Hortolândia, localizado na avenida Santana, tanto no sentido Hortolândia-Campinas quanto no sentido Campinas-Hortolândia.

O usuário que sai de Hortolândia rumo à Campinas paga a tarifa no ônibus urbano, que é de R$ 2,60. Ao chegar ao Terminal Metropolitano Hortolândia poderá se transferir para qualquer outra linha – tanto municipal quanto metropolitana, sem custo adicional.

O usuário que embarca em Campinas paga a tarifa no ônibus metropolitano (R$ 3,05). Ao chegar ao Terminal Hortolândia pode se transferir para qualquer outra linha – tanto municipal como metropolitana – também sem custo a mais.