Estacionamento Fácil entra em operação no Centro de Hortolândia

Prefeitura organiza trânsito da região central com a criação de 400 vagas de estacionamento rotativo

Agora, está mais fácil e prático estacionar veículos em ruas da região central de Hortolândia. Está em operação, desde segunda-feira (26), o Estacionamento Fácil, uma medida da Prefeitura para organizar o trânsito. O sistema rotativo de estacionamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h. Neste período, o motorista que estacionar o veículo nas ruas do Centro pagará o valor de R$ 1,25 pela permanência de uma hora. A fiscalização será realizada por agentes do Departamento de Mobilidade Urbana.

Com a implantação do Estacionamento Fácil, a Prefeitura cria cerca de 400 vagas para estacionar veículos em vias públicas do Centro, de modo organizado. A medida é uma das ações da Administração no projeto de revitalização do Centro que inclui obras de combate à enchente, instalação de áreas de lazer e intervenções viárias que facilitam o ir e vir de pedestres e veículos.

“A regulamentação do estacionamento na região central tem o objetivo de organizar e disciplinar o espaço urbano. Vamos garantir direito de estacionamento a todos por meio da rotatividade dos veículos”, explica o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves dos Reis.

Para que a parada esteja regulamentada, é necessário que o condutor do veículo adquira um tíquete em um dos parquímetros (equipamentos eletrônicos que emitem tíquetes) instalados nas vias onde funcionará o Estacionamento Fácil. As vagas para o estacionamento rotativo são delimitadas.

A autorização para estacionamento rotativo será liberada após pagamento de R$ 1,25, valor que deve ser depositado na máquina em moedas. O equipamento não dá troco. O tíquete emitido deve ser fixado no interior do veículo, em local visível. O motorista que ocupar a vaga do Estacionamento Fácil, sem adquirir a autorização, pode ser multado. O valor da infração é de R$ 53,20.

Atualmente, estão disponíveis seis parquímetros para emissão do tíquete. De acordo com o assessor executivo da Secretaria de Planejamento Urbano, Domingos Pereira Filho, outros dois equipamentos entrarão em operação nas proximidades do Shopping Hortolândia, a partir de janeiro, totalizando oito máquinas para emissão dos bilhetes.

O Estacionamento Fácil funciona nas seguintes ruas da região central: Rua João Camilo de Camargo (entre as ruas Zacarias de Camargo e João Blumer), Rua José Camilo de Camargo (entre as ruas Luis Camilo de Camargo e Benedito Francisco de Faria), Rua Luis Camilo de Camargo (entre as ruas Argolino de Moraes e Caetano Basso), Rua Luis Camilo de Camargo (entre as ruas Zacharias de Camargo e João Blumer), Rua Caetano Basso (entre as ruas Luis Camilo de Camargo e Wanderlei C. Camargo), Rua José Camilo de Camargo (entre as ruas Benedito Francisco de Faria e Luis Camilo de Camargo), e Rua Wanderlei Camilo de Camargo (entre as ruas José de Lucas e Caetano Basso).

Reivindicação antiga do comércio

O sistema de estacionamento rotativo atende a uma reivindicação antiga dos comerciantes. “Antes, um mesmo veículo poderia ficar parado em um mesmo lugar o dia todo, sem controle de tempo, causando dificuldade para o consumidor encontrar uma vaga para estacionar. Isso prejudicava o comércio. O estacionamento rotativo é um benefício para os lojistas e consumidores. Vai melhorar muito porque democratiza o uso do espaço público”, afirma o presidente da Aciah (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), Paulo Beleboni.

CASOS ESPECIAIS

O estacionamento rotativo é aplicado a todos os automóveis de passeio, além de veículos de carga, com capacidade de até quatro toneladas, e os de transporte coletivo com capacidade para até 12 passageiros. Ficam isentos da taxa de zona azul, veículos oficiais, ambulâncias, veículos de órgãos de imprensa (quando em serviço), veículos credenciados para uso de deficientes físicos, além de motocicletas, triciclos e quadríciclos, desde que estejam estacionados em áreas específicas para estes tipos de veículos.

As áreas de estacionamento rotativo, assim com vagas especiais para idosos, gestantes e deficientes físicos são devidamente demarcadas. Áreas de estacionamento emergencial ou especial, como em frente de farmácias ou agências bancárias, assim como locais de entrada e saída de veículos, não serão incluídas no sistema do Estacionamento Fácil.

Os equipamentos para aquisição do tíquete do

Estacionamento Fácil estão nos seguintes locais:

* Rua Luis Camilo de Camargo – em frente ao Banco do Brasil

* Rua Luis Camilo de Camargo – em frente ao restaurante Tempero Maneiro

*  Rua Caetano Basso, esquina com a Rua Wanderley Costa Camargo

*  Rua Alberto Gomes, ao lado Banco do Brasil

*  Rua Jose Camilo de Camargo, em frente a Fama Calçados

*  Rua Jose Camilo de Camargo, ao lado das Casas Bahia

Tire suas dúvidas sobre o Estacionamento Fácil:

Rua Luis Camilo de Camargo, 860 sala 3, Telefone: 3897-6623