Mascote do saneamento básico de Hortolândia foi criado por aluna da EMEF Armelinda Espurio da Silva

Cerimônia de premiação aconteceu no Teatro Elizabeth Keller de Matos

O Teatro Elizabeth Keller de Matos, localizado no Jardim Amanda, recebeu a cerimônia de premiação do concurso para a escolha da mascote da ação “Hortolândia Saneamento de Cidade Inteligente”, promovida pelo CMSAB (Conselho Municipal de Saneamento Básico). Arielly Alves da Silva, aluna do 5º B da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Armelinda Espurio da Silva foi a vencedora do desenho. Isa da Silva Egídio, do 5ºC da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Lilian Cristiane Martins de Araújo, venceu a escolha do nome do mascote que se chamará “Super Sani”.De maio a junho deste ano, mais de 3 mil crianças de 19 escolas municipais de Hortolândia participaram da ação para a escolha do desenho que irá estampar as peças que vão promover ao público as ações de saneamento básico na cidade. Confira a classificação completa abaixo.

A campanha teve o apoio da Prefeitura, por meio de três secretarias municipais (Serviços Urbanos; Educação, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), além da Sabesp ((Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas). Para chegar até as vencedoras, os 38 trabalhos selecionados na primeira fase foram submetidos à Comissão Avaliadora, formada por integrantes do Conselho, da Administração Municipal, da Sabesp e do Consimares. O concurso teve caráter educativo-recreativo-cultural-ambiental. Cada escola participante apresentou um protótipo, contendo uma imagem (um desenho) de um mascote e, em uma única palavra, um nome para este mascote.

"O Concurso do Mascote do Saneamento tem um intuito de transmitir para gerações futuras os valores culturais que tragam melhor qualidade de vida à população de Hortolândia.  Ao falar com uma criança que não podemos jogar lixo no vaso sanitário e mostrar na prática o que pode ocorrer, formamos novas sinapses de memórias que serão lembradas. O Conselho de Saneamento tem esta visão de um futuro que o cidadão do município possa ser um agente multiplicador de boas ações. Com a Mascote do Saneamento, estaremos fortalecendo nossas palestras nas escolas e espaços sociais, divulgando um saneamento sustentável. Nossa cidade é premiada e está no segundo lugar de melhores serviços prestados no Brasil. A meta é chegar a 100% de esgoto coletado e tratado. Estamos atualmente com 98,8% de esgoto coletado e tratado", afirmou o presidente do CMSAB de Hortolândia, Claudimir de Oliveira.

EDUCAÇÃO E CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE

A ação foi desenvolvida em escolas de Educação Integral. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, cerca de 60 agentes educacionais desenvolveram atividades com a temática em todos os complementos educacionais (Orientação de Estudos, Convivência e Afetos, Práticas Corporais, Artes Integradas e Musicalização). Os agentes participaram de formação sobre a temática "Saneamento Básico" no dia dois de maio. Na ocasião, foram desenvolvidas sequências didáticas para intervenção pedagógica com as crianças junto a cada complemento educacional.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Desenho do mascote

1ª Aluna -  Arielly Alves da Silva ( EMEF Armelinda Espurio da Silva)

2ªAluna - Nicole Gabriela Jamini da Silva (EMEF)