Boletim informativo analisa questão da violência contra mulher, criança, adolescente, idoso e homem no município

Documento foi apresentado nesta quinta-feira (28/02) durante lançamento da formação para capacitar profissionais da rede de saúde no atendimento de urgência e emergência às vítimas

Quase 70% dos 797 casos de violência notificados em Hortolândia no biênio 2010 e 2011 tiveram a mulher como principal vítima. A maior parte deles (72%) foi de violência física, mas também são expressivos os registros de violência psicológica ou moral (15%) e sexual (4%). Os números estão na primeira edição do Boletim Informativo publicado pelo Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde, órgão da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada da Prefeitura.

O documento foi apresentado na tarde desta quinta-feira (28/02), no plenário da Câmara Municipal, no Parque Gabriel, durante o lançamento da formação para o fortalecimento da rede de enfrentamento das violências. Ele mapeia e analisa os dados da violência contra mulheres, crianças e adolescentes, idosos e homens, obtidos nos dois anos imediatamente posteriores à implantação no município da ficha de notificação.

A ficha que registra os casos de violência doméstica, sexual e de outra natureza foi implantada em Hortolândia em 2010. Os dados alimentam o Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde.

Promovido em conjunto pelas Secretarias de Saúde – Atenção Básica e Especializada e Atenção à Urgência e Emergência, a formação visa implantar no município o serviço de urgência e emergência no atendimento às vítimas de violência doméstica e/ou sexual. A palestra de abertura, o primeiro de cinco encontros quinzenais da formação, foi ministrada pelo médico e advogado Aloísio Bedone, livre-docente em ginecologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ele abordou o conceito de violência, os aspectos legais e éticos do atendimento às vítimas deste fenômeno, e apresentou aos cerca de cem inscritos o Projeto Iluminar Campinas, implantado na cidade vizinha e considerado referência na área.

Diversas autoridades compareceram ao lançamento: os secretários Lourenço Daniel Zanardi (Saúde – Atenção Básica e Especializada), Paula Nista (Saúde – Atenção à Urgência e Emergência) e Renata Belufe (Governo), que representou o prefeito Antonio Meira; os diretores Cilene Mantuan (Saúde Coletiva), Rosângela Brambila (Administrativa); Rodrigo Freire (Promoção à Saúde); a coordenadora do Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde, Ana Denadai Schmidt; o presidente da OAB-Hortolândia, Luís Leite; o presidente do Conselho Tutelar, Renato Franceschini Bueno; e a representante do Conselho dos Direitos da Mulher, Marisa Capelassi.

Números do Boletim Informativo

Segundo o Boletim, 542 dos 797 casos notificados (68%) foram contra mulheres; 183 (23%) foram de violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes; 27 (3,4%) contra idosos e 45 (5,6%) contra homens.