Prefeitura define plano especial de segurança para o Carnaval

Um batalhão de 120 homens, entre policiais militares e guardas municipais, garantirá a segurança dos foliões na avenida Olívio Franceschini

Os foliões poderão curtir as quatro noites do Carnaval 2013, em Hortolândia, com segurança. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, disponibilizará 50 guardas municipais e 12 viaturas para o recinto da festa e contará com o apoio da PM (Polícia Militar) que destacará 70 policiais para trabalhar no evento.

O plano de segurança para o Carnaval foi divulgado, nesta quarta-feira (30/1), durante reunião com a PM e representantes de diversos setores da Prefeitura. “Vamos garantir a segurança no local onde ocorrerá o Carnaval e, ao mesmo tempo, manter a segurança no restante da cidade, num trabalho conjunto entre a Guarda Municipal de a Polícia Militar”, disse o secretário de Segurança, Marcelo Borges.

Neste ano, o palco da folia é a Avenida Olívio Franceschini, próximo a Etec, entre os dias 9 e 12 de fevereiro, das 20h as 2h. A programação prevê desfiles de blocos e escolas de samba, baile e show todas as noites. No local haverá tendas de apoio do SAMU, Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Para garantir o bem-estar dos foliões, os GM's realizarão revistas nos foliões, antes da entrada ao evento. O  objetivo é coibir a entrada de armas de fogo, armas brancas (faca e canivete), além de garrafas de bebidas alcoólicas no recinto.

“Os guardas municipais atuarão para garantir a segurança para população, já que este evento é familiar. As linhas especiais de ônibus vão colaborar para nosso trabalho garantindo um bom retorno dos foliões”, destaca o subinspetor da Guarda Municipal, o GM Santana.

Os GM's também farão orientação do deslocamento dos blocos de carnaval, além de auxiliar os agentes durante a fiscalização do comércio irregular. Haverá monitoramento no trânsito por meio de agentes uniformizados.

“O Carnaval na cidade é uma tradição. Neste ano temos atrativos diversos. A realização é uma questão cultural. A GM atuará  no evento e vamos intensificar o patrulhamento em toda cidade”, ressalta Borges.

Trânsito

Para a preparação do local, duas quadras da Avenida Olívio Franceschini deverão ser totalmente interditadas na manhã de sexta-feira (08/02), sendo reabertas após as 18h da Quarta feira de Cinzas (13/02). Agentes de trânsito vão sinalizar o local, apontando os desvios.