Prefeitura coloca Infoseg em operação para ampliar segurança

Agora, a Guarda Municipal tem acesso a rede de dados do Ministério da Justiça que fornece informações rápidas e seguras

O sistema INFOSEG (Informações de Segurança) entrou em operação em Hortolândia, nesta quinta-feira (24). O acesso ao banco de dados do Ministério da Justiça facilita o trabalho da Guarda Municipal na pesquisa de inquéritos, processos, de veículos, de condutores, de armas de fogo e de mandados de prisão. Quando ocorre suspeita, as consultas são realizadas por meio de controle operacional, instalado na sede da Guarda Municipal. A informação é disponibilizada em tempo real. O convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Justiça vai até 2018.

O INFOSEG é uma rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, por meio da tecnologia de informação e comunicação. A rede integra um conjunto de bases de dados distribuídas pelos estados da Federação e por órgãos do governo federal.

“Este é o primeiro sistema inteligente que estamos instalando para segurança pública. Vamos trabalhar em parceria, com as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O nosso objetivo é coibir os crimes”, comemora o secretário de Segurança, Marcelo Borges.

Alguns critérios foram utilizados pelo governo federal para implantação do INFOSEG. O município forneceu o mapeamento dos bairros, além da quantidade de entradas e saídas da cidade.

Antes da implantação do Infoseg, a corporação da guarda passava por dificuldades para realização das consultas dos dados. Somente a Polícia Militar tinha acesso ao sistema.

Além da coordenadora do sistema, outros nove guardas municipais estão capacitados a operar o Infoseg.  A seleção dos GM's seguiu os critérios de: tempo de carreira, não possuir restrição judicial e perfil comunicativo operacional. O município dá apoio ao trabalho das polícias Militar e Civil, por meio da Guarda Municipal, que conta com um efetivo de 158 GM´s.

“É uma conquista a implantação do sistema INFOSEG, graças ao convênio com o Governo do Federal. Vai agilizar o trabalho da Guarda Municipal”, explica a coordenadora do controle operacional do INFOSEG, subinspetora da GM, Karen Silva.

PARCERIA COM ESTADO

No início do deste mês, o prefeito Antonio Meira, fez algumas solicitações ao secretário estadual de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, durante reunião em São Paulo.

Meira  pediu a realização de convênio entre o Estado e a Prefeitura que permita o acesso do município ao Infocrim (Sistema de Informação Criminal), necessário para o monitoramento da cidade via OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres).

O sistema é composto por radares inteligentes capazes de fazer a leitura instantânea das placas de veículos, ação que ajuda na identificação rápida de veículos roubados, furtados ou com documentação irregular.

Por meio do convênio com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), o município já adquiriu 12 câmeras de OCR, um investimento de R$ 550 mil.

''Visitamos as cidades vizinhas que possuem o sistema e o resultado é muito positivo. Nosso objetivo é monitorar as 33 entradas e saídas do município com estes sistemas de inteligência. As câmeras de OCR serão instaladas ainda neste semestre”, adianta Borges.