Novos guardas municipais se mobilizam para ajudar ‘Casa da Criança Feliz’

Crianças receberam 500 litros de leite arrecadados pelos agentes

Trinta e dois Guardas Municipais em formação, pela Prefeitura de Hortolândia realizaram, nesta quinta-feira (26/01), uma mobilização social na ‘Casa da Criança Feliz’, localizada no Jardim Primavera. A partir do conceito de filosofia comunitária, os futuros GM’s arrecadaram mais de 500 litros de leite, dois caminhões de pedras para fazer a manutenção do parque da instituição, algodão doce e brinquedos para os alunos atendidos pela entidade.

Durante quinze dias, os guardas municipais realizaram uma campanha interna para arrecadar o leite junto à corporação e em suas respectivas comunidades. “Os novos guardas estão vivenciando, desde o início, a filosofia de segurança comunitária. Nosso objetivo não é formar futuros repressores que são insensíveis e alheios aos problemas sociais. Queremos formar cidadãos que utilizem seu trabalho para proteger a população de forma consistente”, afirma o secretário de Segurança, Orlando Cezar Andretta.

“Estamos muito felizes com a ajuda que recebemos. Os guardas são muito bonzinhos. Eles doaram leites, brinquedos e nos ensinaram, com todo o amor, a não fazer coisas erradas”, comentou a aluna Fabiola dos Santos Almeida, 14 anos. Fabiola é assistida há cinco anos pela entidade.

A ação foi iniciada durante o curso de filosofia comunitária e projeto social. Como conclusão das disciplinas, os guardas precisavam aplicar o conceito na prática. A partir daí, eles diagnosticaram a necessidade da entidade e realizaram a ação. “Estou me sentindo verdadeiro guardião. É um tipo de ação que trabalha diretamente na causa do problema e não no efeito, que na maioria das vezes é a criminalidade”, afirma o futuro Guarda Municipal, Eduardo Sgott.

Segundo a diretora da instituição, Abdel da Silva Neves, a ação dos guardas, além de ter ajudado financeiramente, provou para as crianças que existem pessoas de todas as esferas da sociedade dispostas a colaborar. “Sou muito grata a essa ajuda. Só de ver os olhinhos das crianças brilhando, a ação se torna perfeita”, elogia.

Casa da Criança Feliz

Localizada no Jardim Primavera, a instituição atende 180 crianças de sete a 14 anos.  As crianças são atendidas no contraturno escolar. Elas recebem alimentação (café da manhã e almoço para a turma da manhã, almoço e lanche para a turma da tarde), aulas de pintura, artesanato, ouvem histórias educativas, praticam canto coral e educação moral e cívica. O objetivo é estimular a convivência saudável e elevar a auto-estima dos assistidos.