Prefeitura reforça ações para Plano Verão com envolvimento de oito secretarias

Cada secretaria ficará responsável por uma ação como forma de assistir imediatamente a população

A Prefeitura de Hortolândia reforçou, nesta terça-feira (20/12), as ações do Plano Verão. Entre as estratégias adotadas para minimizar os possíveis riscos causados pelos desastres naturais está o envolvimento de oito secretarias municipais.

A Defesa Civil é responsável pelo acionamento das secretarias sobre as possíveis ocorrências e cuidará do atendimento emergencial. A Secretaria de Planejamento Urbano é responsável pela interdição de vias com cavaletes e fiscalização das vias. A Secretaria de Serviços Urbanos ficará responsável pelo envio de máquinas para resgate de veículos. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social ficará responsável pelo relatório assistencial e distribuição de cestas básicas. A Segurança apoiará as operações de trânsito. A Saúde cuidará da vigilância sanitária. A Habitação é responsável pelo levantamento das áreas de risco. A Educação cederá os espaços que abrigará famílias temporariamente em caso de necessidade.

O planejamento é uma estratégia para agilizar os serviços públicos em casos de enchentes. A Defesa Civil em conjunto com a secretaria de Habitação realizou o levantamento das áreas de risco que existem no município. Essa ação ameniza o transtorno das famílias que sofrem com os alagamentos em épocas de chuvas intensas.

A Prefeitura também definiu o espaço oficial que, caso necessário, abrigará as famílias, no Jardim Santa Clara do lago. O local será adaptado para o conforto das famílias atendidas.

Como apoio para atuar no Plano Verão, os agentes da Defesa Civil receberam kits de Proteção Individual. Cada kit contém um par de botas, luvas, capa de chuva, boné e coletes. “O kit é muito importante para que os agentes tenham recursos para atuar nessa operação. Para proteger a população, é necessário que os agentes estejam protegidos”, afirma Iluide Carbonero, gerente de Defesa Civil.

Recentemente, os agentes participaram de um Simulado Regional de Ajuda Humanitária como forma de preparar os locais para atender a população em caso de enchentes e outros acidentes coletivos.