Fundo Social traz mais uma edição do curso de Soldador a Hortolândia

Hortolândia é uma das três cidades do estado que oferecem o curso de soldador pelo Qualifica SP; inscrições on-line até 09 de maio

A população de Hortolândia já pode comemorar a conquista de mais um curso profissionalizante gratuito. Isso porque o Fundo Social de Solidariedade, órgão da Prefeitura vinculado à Secretaria de Governo, iniciou, nesta segunda-feira (22/04), as inscrições para o curso de Soldador Básico do tipo MIG/MAG. A formação profissionalizante é ofertada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo por meio do programa Qualifica SP. As inscrições deverão ser efetivadas, até 09 de maio, de maneira on-line, pelo site do programa, disponível neste LINK.

Para se inscrever no curso, os candidatos devem ser alfabetizados, ter no mínimo 16 anos de idade e ter disponibilidade para assistir às aulas presencialmente em Hortolândia. No total, serão ofertadas 60 vagas, que serão divididas nas turmas da manhã (8h às 12h), da tarde (13h às 17h) e da noite (18h às 22h). As aulas têm previsão de início em 15 de maio e serão ministradas na carreta “Escola Móvel” da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, que ficará estacionada na Rua Graciliano Ramos, 280, no Jd. Amanda.

Esta não é a primeira parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia e o Governo de São Paulo para a oferta de cursos profissionalizantes na cidade. Em novembro do ano passado, o programa Qualifica SP ofertou gratuitamente o curso de manicure, pedicure e assistente de cabeleireiro. A presidente do Fundo Social de Hortolândia, Maria dos Anjos, exalta a parceria entre Prefeitura e governo estadual para a promoção da qualificação profissional.

“Para trazer um curso como esse, de Soldador, a Prefeitura teve que atender vários requisitos apontados pelo Governo do Estado de São Paulo, entre os quais o de oferecer um local adequado para instalar a carreta. Tivemos dificuldades com alguns dos requisitos necessários, mas, felizmente, conseguimos trazer este curso para Hortolândia depois de dois meses de tratativas. Nós, do Fundo Social, nos sentimos muito realizados em trazer a carreta do Qualifica SP mais uma vez para a cidade, dessa vez com um curso tão importante, que exige preparo e vai contribuir para a capacitação profissional de muitas pessoas”, declara Maria dos Anjos.

Durante o curso básico de Soldador, os alunos aprenderão os processos de soldagem de peças em aço e ligas metálicas na indústria. O curso abordará a soldagem do tipo MIG/MAG, que utiliza arco elétrico com gás de proteção entre a peça e o arame. O conteúdo programático da qualificação profissional explora técnicas de soldagem com eletrodo revestido, posições e procedimentos de segurança na soldagem, práticas em oficina, além de preparos e acabamentos de chapas. Os alunos também aprenderão conceitos sobre metal base, consumíveis, gases de proteção e simbologia e terminologia da soldagem.

Curso de Soldador Básico

Realização: Qualifica SP (Governo de São Paulo) e Fundo Social de Hortolândia

Inscrições: on-line, por este LINK

Data: até 09 de maio