Praça da Vila São Pedro é revitalizada e entregue para a população

Prefeito Zezé Gomes participou da cerimônia realizada na manhã do sábado (20/04)

A manhã de sábado (20/04), foi de muita festa e diversão na Praça da Vila São Pedro, reformada e revitalizada pela Prefeitura de Hortolândia. O novo espaço de lazer foi inaugurado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes e estreado durante os jogos do 5º Torneio de Futsal do “Projeto Águia”. A praça embelezada está localizada nas proximidades do conjunto habitacional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) da Vila São Pedro. A obra faz parte das ações do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) para o desenvolvimento inteligente e sustentável de Hortolândia pelos próximos 30 anos.

“Este lado da cidade, localizado na outra parte da linha do trem que atravessa Hortolândia, recebe, cada vez mais, o progresso com trabalho implantado pela Prefeitura. A praça é um dos exemplos, mas temos várias obras que facilitam o acesso para esta região. Assim, estamos trazendo o desenvolvimento. Esta manhã é de muita alegria e diversão. A comunidade recebe um equipamento público de muita qualidade”, comenta o prefeito Zezé Gomes, que deu o pontapé inicial do Torneio de Futsal.

PROJETO DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM O ESTADO

O projeto de recuperação da Praça da Vila São Pedro foi viabilizado por meio de um convênio firmado, no ano passado, entre a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado de São Paulo. A intervenção na Praça atende às diretrizes do PEM (Programa Especial de Melhorias), cujo objetivo é realizar intervenções físicas que resultem em melhorias urbanas em empreendimentos habitacionais de interesse social.

“Nós trabalhamos muito para conseguir os recursos necessários e, hoje, esta área está transformada. As ações nesta região não vão parar por aqui e, em breve, continuaremos a ver mais serviços implantados para o maior desenvolvimento da região. Agradecemos a todos os presentes aqui nesta cerimônia, com muita alegria em ver que toda a articulação necessária para que esta obra acontecesse tenha deixado a área tão bonita e agradável para a população”, explica o secretário de Habitação, Rogério Mion.

Com a reforma e revitalização da praça, a Prefeitura de Hortolândia pretende fortalecer as opções de lazer e entretenimento para os moradores da Vila São Pedro, sobretudo para as 320 famílias que residem no conjunto habitacional CDHU do bairro. Além de agregar valor à convivência local e favorecer a integração social e comunitária entre os moradores, o espaço irá ampliar as opções de lazer e de práticas esportivas entre os moradores.

Como foi a reforma

A Praça da Vila São Pedro ganhou brinquedos novos. No playground, foram colocados gangorras e balanços fabricados em madeira rústica, além de um escorregador. A quadra de esporte também sofreu modificações, com a instalação de duas traves de futsal novas com redes, uma tabela de basquete e poste com rede para a prática de voleibol. Em breve, a área também deve ser iluminada.

“Como morador aqui do bairro, estou feliz em ver a renovação desta área e os benefícios que isso vai trazer para todos, desde as crianças até nós, adultos, que sempre frequentamos este ponto de encontro do bairro. Esta obra marca um novo momento cheio de novidades para a nossa região”, comentou Aguinaldo Gomes Guerra, 48 anos, morador da Vila São Pedro.

A quadra esportiva recebeu pintura com tinta acrílica, com demarcações para a prática de várias modalidades. Os pilares e arquibancadas também receberam pintura nova. Aparatos de acessibilidade como rampas de acesso, corrimões e guias de sinalização tátil para pessoas com deficiência visual garantem acessibilidade ao espaço público. Entre as obras de revitalização de paisagismo, foram realizadas implantação de grama esmeralda e de piso intertravado fabricados em concreto.