Idosos de Hortolândia celebram mês da Atividade Física com dança

Atividade realizada nesta segunda-feira (15/04) compõe as ações programadas pelo CCMI Remanso

Mais de 120 idosos do CCMI (Centro de Convivência Municipal de Idosos) Remanso se divertiram em uma manhã de dança, nesta segunda-feira (15/04), em comemoração ao Mês da Atividade Física. A ação foi realizada pela Secretaria de Governo da Prefeitura de Hortolândia.

O objetivo da atividade, segundo a psicóloga e coordenadora do CCMI Remanso, Fernanda Fadiga, era "despertar outro olhar nos idosos" e promover a integração multigeracional. "Essa atividade também tem relação com a temática dos exercícios físicos, já que no dia 06 de abril comemoramos o Dia Mundial da Atividade Física", comenta.

Fernanda também explica o objetivo da ação. "Promover a atividade física para os idosos é fundamental para o seu bem-estar físico e mental. Através da dança e de outros exercícios, podemos estimular a socialização, a autoestima e a qualidade de vida dessa população. Acreditamos que a promoção da atividade física para os idosos é uma responsabilidade de toda a sociedade. Através de ações conjuntas entre governos, instituições e comunidade, podemos garantir que essa população tenha acesso a atividades físicas de qualidade, contribuindo para o seu envelhecimento saudável e ativo”, destacou.

Os idosos iniciaram as atividades começando com um aquecimento leve para preparar o corpo dos participantes. Em seguida, os idosos se alongaram para aumentar a flexibilidade e reduzir o risco de lesões. O ponto alto da manhã foi a aula de dança, que durou uma hora e contou com um mix de ritmos variados, incluindo sertanejo, forró, pop rock e muito mais.

De acordo com Fernanda, a escolha dos ritmos musicais foi estratégica, visando despertar memórias e promover a integração entre os idosos. As músicas antigas, como o sertanejo e o forró, proporcionaram um momento de nostalgia e alegria aos participantes, enquanto os ritmos mais modernos, como o pop rock, garantiram energia e animação à pista de dança.

A iniciativa foi de muita alegria entre os participantes, que se divertiram e se emocionaram com as atividades. "Eu adorei dançar e me exercitar logo pela manhã. Foi muito bom poder me movimentar e me sentir feliz", disse Marinalva Alves, de 71 anos.