Hortolândia recebe projeto CineSolar, nesta terça-feira (16/04)

Projeto itinerante movido a energia solar promoverá sessões de cinema, às 18h30 e às 19h30, na EMEF Samuel da Silva Mendonça, no Jardim Nova Europa

Que tal curtir um cinema com as crianças? Então, anote na agenda! Hortolândia recebe o projeto itinerante CineSolar, nesta terça-feira (16/04). Movido a energia solar, o projeto promoverá duas sessões, às 18h30 e 19h30, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Samuel da Silva Mendonça, localizada na rua São Luiz, 276, Jardim Nova Europa. As sessões terão ainda um delicioso atrativo para o público: pipoca grátis. A vinda do projeto ao município é viabilizada por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo do Estado, com patrocínio da empresa CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Hortolândia. O projeto é realizado pela empresa Brazucah Produções.

O projeto é um cinema itinerante, montado num furgão movido a energia solar. As sessões acontecem por meio do veículo, que montará o telão e disponibilizará cadeiras para o público assistir os filmes que serão exibidos.

O furgão é ainda uma estação móvel de ciências, arte e tecnologia com o objetivo de divulgar para o público os conceitos de sustentabilidade e cultura de paz. O público poderá entrar no furgão e conhecer experimentos divertidos que ensinam, de forma lúdica, princípios de magnetismo e como a luz do sol se transforma em energia elétrica. O veículo tem ainda decoração feita de materiais reciclados.

Na primeira sessão, às 18h30, o projeto exibirá os curtas-metragens infantis e de temática ambiental “De onde vêm os dragões?”, “O gigante”, “Plantae”, “O véu de Amani” e “Lily’s hair”. Já na segunda sessão, às 19h30, a atração será a animação chinesa “Foodiverso – uma galáxia em perigo” (confira abaixo as sinopses)

CINESOLAR

O CineSolar, criado em 2013, é um projeto movido com energia solar que percorre o país para promover sessões de cinema com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais, principalmente nacionais. Por ser movido à energia solar, o projeto ainda promove ações de educação ambiental, inclusão social, cultura da paz e práticas sustentáveis para difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica para a população.

Sinopses dos filmes:

1ª sessão, às 18h30:

“De Onde Vêm os Dragões?” – Direção: Grace Luzzi – São Paulo – 10 minutos – Animação/2020:

O amor de uma mãe é testado pela força, exigências físicas e emocionais de uma criança recém-nascida. Quando um dragão desperta, um plano de apoio é necessário.

“O gigante” – Direção:  Júlio Vanzeler e Luis da Matta Almeida – Portugal – 10 minutos – Animação/2012:

Um Gigante transporta no coração uma menina. O seu coração é uma janela imensa através da qual a menina descobre e decifra toda a realidade. De coisas assim é feito o “Crescer”. A partir de trajetos legados pelos pais, os filhos traçam as suas próprias rotas, com erros de interpretação, com desvios de perspectiva, mas que são seus e é com eles que têm de viajar. E um dia partem, levando a sacola, construindo o seu mundo sobre os mapas que um dia desenharam, levando no olhar o Sonho e principalmente Esperança.

“Plantae” – Direção: Guilherme Gehr – Rio de Janeiro – 10 minutos – Animação/2019:

Ao cortar uma grande árvore no interior da floresta, um madeireiro contempla uma inesperada reação da natureza. Uma reflexão sobre as consequências irreversíveis do desmatamento e da subjugação lamentável dos humanos aos demais seres da Terra.

“O Véu de Amani” – Direção: Renata Diniz – Brasil – 14min – Drama – Audiodescrição e libras:

Amani é uma garotinha que veio do Paquistão e agora mora no Brasil. Ao mudar de casa, a menina de origem muçulmana recebe um presente inesperado da sua nova amiga brasileira: um biquíni.

“Lily’s Hair” – Direção: Raphael Gustavo da Silva – Goiás – 14 minutos – Ficção/2019:

Audiodescrição, closed caption, libras

Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

2ª sessão, às 19h30:

“Foodiverso – uma Galáxia em Perigo” – Direção: Liaoyu Chen – 89 minutos – China – Animação/2019:

O planeta Foodiverse está em perigo, Penny e seu melhor amigo Podge devem salvar o universo das garras de um malvado supervilão nesta aventura de ritmo acelerado para toda a família. Pegue seu capacete espacial e prepare-se para embarcar nesta fantástica aventura ambientada em uma galáxia distante feita inteiramente de comida: Foodiverse. Quando um supervilão maníaco ameaça o planeta, nossos heróis Penny, o pequeno bolinho de massa, e Podge, o porco gordinho, se unem em uma missão intergaláctica para salvar sua casa.